13 de novembro de 2011

Vale do Loire



"A Verdadeira viagem não está em sair à procura de novas paisagens, mas em possuir novos olhos"
(Marcel Proust )


O vale do rio Loire situa-se no centro de França e é conhecido pelos seus belos castelos, muitos dos quais ficam em pequenas e charmosas cidades. Este é classificado pela Unesco, como Património Mundial.

A paisagem do Vale do Loire, e mais particularmente nos seus muitos monumentos culturais, ilustra um grau excepcional dos ideais do Renascimento e do Iluminismo na Europa Ocidental. O Vale do Loire é uma excelente paisagem cultural de grande beleza, contendo, vilas e aldeias históricas, grandes monumentos arquitetónicos, os seus muitos castelos e os seus vinhos.

O extraordinário número de castelos no Vale do Loire explica-se pelo fato de a região ter sido um dos locais favoritos dos reis e da aristocracia francesa desde a Idade Média. Os castelos mais antigos são medievais e foram fortalezas, enquanto os mais recentes são palácios renascentistas e clássicos, destinados ao lazer e rodeados de magníficos jardins.

O Vale do Loire é famoso também pela culinária e pelos vinhos. Diversas vinícolas são abertas para degustação dos seus vinhos.

Após abandonarmos a cidade de Tours decidimos percorrer alguns dos castelos que fazem parte deste vasto património histórico e cultural. Cruzamo-nos com cenários dignos de contos de fadas.

Começamos a visita pelo Castelo de Chambord, enorme, imponente e talvez o mais deslumbrante palácio renascentista do Vale do Loire. Foi habitado por reis como Francisco I e foi construído entre 1519 e 1547 com 440 divisões, num estilo renascentista magnífico com escadaria dupla, supostamente desenhada por Leonardo da Vinci que visitou o Castelo durante a sua construção. O castelo conta ainda com 365 lareiras e estábulos com capacidade para 1200 cavalos.
Considero este castelo magnífico, localizado numa reserva nacional de fauna selvagem e situado às margens do rio Clossom. 








Em seguida dirigimos para o Castelo Chenonceau que se estende em cima do Rio Cher como uma ponte, numa grandiosidade sumptuosa suportada nos seus arcos sobre o rio. Foi originalmente construído em 1521 por Thomas Bohier. É nomeado por palácio das mulheres, porque foi habitado por Diana de Poitiers e Catarina de Médicis. Por dentro, é todo decorado e mobiliado como na época em que foi habitado e contém muitas obras de arte. Um dos lugares mais interessantes é a sua cozinha. Os jardins, um criado por Diana e outro por Catarina (respectivamente, amante e mulher do rei Henrique II) foram recentemente recuperados.


Imagem retirada do site: http://www.beminparis.com.br/page_17.html




Depois de contemplar tal beleza, continuamos o nosso percurso até chegarmos ao Castelo de Azay-le Rideau, que foi construído no século XVI por Philippa Lesbahy mulher de um rico governante da época. Foi criado para ser desfrutado durante o verão e apesar de ter características góticas, as torres e os fossos são apenas decorativos. Este gracioso castelo renascentista encontra-se literalmente no meio do rio, situado num belo parque. Foi fantástico observar a beleza deste castelo, foi como se fizéssemos parte de uma história de conto de fadas.








Por fim, visitamos o Castelo de Ussé, construído no séc. XV e situado às margens do rio Indre. Este teria inspirado Charles Perrault a escrever “A Bela Adormecida”. Com as suas belas torres e os seus jardins floridos, é mais um castelo com cenário de um conto de fadas.




Considero o Vale do Loire a região mais poética da França, com os seus castelos encantadores, o verde que envolve os monumentos e os rios que cruzam os mesmos refletem cenários românticos dignos de postais.

Sem comentários:

Enviar um comentário