21 de novembro de 2011

A importância do pequeno-almoço



Fazer dieta não é, de forma alguma, passar fome. Muito menos saltar refeições. Fazer dieta é seguir um regime alimentar saudável, adequando a cada pessoa e às suas necessidades.
Para termos uma alimentação saudável temos que começar logo ao acordar. O pequeno almoço é a primeira e a mais importante refeição do dia, não só porque é a primeira e temos que arranjar energias para vencer o dia, mas também porque se a nossa alimentação começar errada logo ao pequeno almoço, dificilmente conseguiremos recuperar o resto do dia.


A importância do pequeno almoço
O pequeno almoço é considerado a mais importante refeição do dia, pois, desde a última refeição de um dia, até à primeira do dia seguinte passam em média 10 horas. Quando acordamos precisamos repor energias para abraçarmos o dia com força, boa disposição e bom humor. A nossas células cerebrais precisam de energia e é o pequeno almoço que as vai repor as necessidades do nosso organismo. Há estudos que demosntram que as crianças que não tomam o pequeno almoço têm défice de concentração na escola, assim como que a falta de pequeno almoço num adulto se reflecte no défice de produtividade e concentração.

Saltar esta refeição pode ser prejudicial para quem faz dieta por diversos factores. O facto de ficar muitas horas sem comer, desacelera o metabolismo e além de não ser saudável para o organismo, vai fazer com que quando comer, a sensação de fome seja tanta que se torne muito mais difícil saciá-la, ou seja, vamos comer muito numa só refeição, e como isso tem consequências, vamos ter muito mais dificuldade em fazer a digestão e o corpo vai acumular muito mais gorduras e assim sucessivamente.

Consequentemente também vamos demorar muito mais tempo a voltar a ter fome, o que fará provavelmente com que saltemos também o lanche e voltaremos a comer demais novamente ao jantar.
Parece simples, e na realidade é muito simples.

Para termos uma alimentação saudável precisamos fazer entre 5 a 6 refeições por dia, entre elas, obviamente o pequeno almoço. Por ser a refeição mais importante do dia, não significa que precisemos comer muito ou ingerir muitas calorias por forma a acumular energia para o dia todo. Precisamos sim, de uma refeição equilibrada.

Sugestões para um pequeno almoço saudável:

 1 copo de leite + 2 tostas com fiambre + 1 copo de sumo de laranja natural

 1 batido de frutas + 1 tosta com requeijão

 1 copo de leite + 2 tostas de requeijão e mel

 1 taça de leite com cereais + 1 banana

 1 taça de iogurte com cereais + 1 peça de fruta

 1 copo de sumo + 2 fatias de pão integral com geleia light

 1 copo de leite batido com fruta + 1 torrada com queijo branco


Um pequeno almoço equilibrado deve engloba cereais, fruta e leite ou derivados. Comer fruta ao pequeno almoço, rica em vitaminas e antioxidantes é uma excelente fonte de energia. Pode por exemplo comer batido de frutas com iogurte ou leite. Cereais integrais são ricos em fibras, importantes para obstipação, fraqueza ou até para a depressão. O leite, fonte de cálcio melhora o funcionamento das células e evita a acumulação de gordura.

Um bom pequeno almoço é a melhor forma de regular o apetite durante todo o dia.


 Artigo retirado do site: http://www.corpoemdieta.com/o-pequeno-almoco/

Sem comentários:

Enviar um comentário