7 de novembro de 2011

Painéis da estação de São Bento restaurados



A Estação de São Bento, no Porto, um dos maiores monumentos da azulejaria portuguesa, já tem os seus painéis de azulejos restaurados. Os painéis, com motivos históricos e regionais e figuras alegóricas, são da autoria do artista Jorge Colaço.

Os trabalhos de conservação e restauro, orçados em 167 mil euros, decorreram de um protocolo estabelecido entre a REFER e a Direcção Regional de Cultura do Norte, através da Direcção de Serviços dos Bens Culturais.

Edificada no local do Convento de São Bento de Avé Maria e inaugurada em 1915, a estação foi projectada pelo arquitecto Marques da Silva e está classificada como Imóvel de Interesse Público pela Secretaria de Estado da Cultura.

Nos painéis estão representadas várias cenas da história de Portugal, como «O Torneio de Arcos de Valdevez», «Egas Moniz apresentando-se com a mulher e os filhos ao rei de Leão Afonso VII (séc. XII)», a «entrada de D. João I no Porto para celebrar o seu casamento com D. Filipa de Lencastre (séc. XIV)», o «Infante D. Henrique na Conquista de Ceuta (séc. XV)» e momentos alusivos à história dos transportes.

Existem ainda cenas campestres e aspectos etnográficos como são exemplo a procissão de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, a romaria de São Torcato, em Guimarães, uma vindima, a feira do gado, uma azenha e o transporte do vinho num barco rabelo no Douro.

No alto das paredes pode ser ainda contemplado um friso multicolor evocativo da história da viação nacional, desde os primórdios até à chegada do primeiro comboio a Braga.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário