18 de fevereiro de 2011

Alandroal

Alandroal é uma vila alentejana pertencente ao Distrito de Évora.
A caminho de Elvas visitei esta pacata vila, que se ergue a 341 metros de altitude, em pleno Alentejo.
A vila de Alandroal deve o topónimo à existência no local de numerosas matas de alandros.
Na vila da Alandroal podemos encontrar pequenos largos, casas típicas, arcos sobre as ruas, belas portas e janelas antigas. A região é rica em vestígios medievais e luso–romanos.



No interior da vila respira-se ainda hoje um certo ambiente medieval, um misto de tranquilidade e paz, bem patente nas palmeiras e torres que se desenham por entre o casario.

A presença humana na região data de tempos bem antigos, como o comprovam diversos monumentos megalíticos que ao longo dos tempos têm sido encontrados e preservados, como o povoado fortificado de Castelo Velho, o Menir da Pedra Alçada, o Santuário Rupestre da Rocha da Mina, ou mesmo a Villa Romana de Castelinhos.

As suas ruas de casario branco foram-se desenvolvendo em volta do Castelo (séc. III), dominado pela Torre de Menagem, albergando no interior das suas muralhas a bela Igreja Matriz do século XVI.





Fora das muralhas a património arquitectónico continua a deliciar, com a bonita Fonte Monumental do século XVII e XVIII, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia e todo o ambiente calmo, pacato e tipicamente Alentejano que o Alandroal oferece.

A Gastronomia é também um dos pontos fortes da região, com o Pão a ser o rei da mesa, com diversos pratos como ensopado, migas, açorda ou sopas.

Os seus monumentos históricos convidam os visitantes a momentos únicos de descanso e passeio.

Sem comentários:

Enviar um comentário