13 de setembro de 2011

Rio de Onor


A caminho de Puebla de Sanabria passamos pela aldeia Rio de Onor. Esta é uma freguesia raiana portuguesa do concelho de Bragança.

Abrangendo uma área considerável, incluída no perímetro do Parque Natural de Montesinho, esta freguesia partilha o nome com o rio que a atravessa, no sentido norte-sul, tornando-se posteriormente tributário do Sabor.

 Esta  ainda subsiste como aldeia comunitária, ocorrendo uma partilha e entreajuda de todos os habitantes, como por exemplo partilha dos fornos comunitários, de terrenos agrícolas, de rebanhos, entre outros.

Rio de Onor partilha com a aldeia alentejana de Marco uma outra característica única: a aldeia é atravessada a meio pela fronteira internacional entre Portugal e Espanha, sendo para efeitos oficiais a parte espanhola distinguida como Rihonor de Castilla, e sendo ambas as partes conhecidas pelos seus habitantes como "povo de acima" e "povo de abaixo", não se distinguindo assim como dois povoados diferentes.



 Foi sem dúvida hilariante percorrermos a aldeia e de um lado estávamos em Portugal e do outro lado já nos encontrávamos em Espanha.        

Com as suas típicas casas de xisto, de paredes escuras, esta aldeia preserva um carácter arcaico e rústico, harmonizando com a belíssima paisagem natural. Rio de Onor é um caso emblemático, reforçado pela sua posição fronteiriça, com a homónima espanhola – Rihonor de Castilla – ali à distância de uns passos, separada apenas pelo rio. 




Tipicamente trasmontana, a aldeia apresenta casas tradicionais compostas por dois andares: no andar de cima moram as famílias, no andar de baixo ficam o gado, os cereais e outros produtos da terra.  

Em suma, Rio de Onor é sem dúvida uma aldeia que fica na memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário