13 de março de 2012

Pinhão


Pinhão é uma vila do concelho de Alijó, distrito de Vila Real, situada na margem direita do Rio Douro, sendo considerada o coração do Alto Douro Vinhateiro, onde se localizam as muitas quintas que produzem o vinho do Porto, inserida numa das áreas classificadas pela UNESCO como património cultural da Humanidade.

Pinhão deve o seu topónimo ao rio com o mesmo nome, afluente do rio Douro, cuja bonita foz se encontra nesta localidade.             



O Pinhão nasceu na margem direita do rio homónimo num sítio que em 1134 era lugar da freguesia de São Pedro de Celeiros de Panóias e que mais tarde integrou o concelho de Gouvães do Douro. A construção da ponte em cantaria em finais do século XVII, inícios do século XVIII foi a principal responsável para o alastramento do lugar para a margem esquerda do rio Pinhão e direita do rio Douro. O telégrafo encerrado em 1875 é prova de que a esta data este processo de deslocalização estaria já em avançado estado de desenvolvimento.               

O lugar que anos mais tarde se tornaria a próspera freguesia do Pinhão, não era mais do que um povoado de gentes ligadas ao rio e ao transporte de pessoas e animais entre as margens do Douro e do Pinhão. Só com a demarcação do Marquês de Pombal daquela que é a mais antiga região demarcada do mundo é que o Pinhão começa a definir a sua identidade.

A paisagem envolvente é de uma beleza única, rodeada pela natureza com o Rio Douro como companheiro e casas senhoriais, quintas e solares que afirmam a riqueza que o vinho do Porto tem concedido à região, estando a vila construída em desníveis que a parecem encaminhar para o rio.






Um dos principais conjuntos patrimoniais da vila é a bonita Estação de Caminhos-de-ferro, construída no século XIX, com painéis de azulejos de grande beleza retratando cenas quotidianas de Pinhão, bem como a produção do Vinho do Porto, desde a vindima, passando pelo pisar das uvas até ao transporte de rabelo até aos armazéns do Porto.
O caminho-de-ferro foi um dos motores de desenvolvimento de Pinhão, que vê facilitada a comunicação às cidades onde se comercializavam os produtos da região.





Na visita que realizamos ao Pinhão testemunhamos a beleza do Douro Vinhateiro e ficamos presos aos seus encantos.



Sem comentários:

Enviar um comentário