8 de março de 2012

Tondela


Tondela é uma cidade do Distrito de Viseu, envolvida pelas belas paisagens da Serra do Caramulo.

Segundo documentos dos séculos X, XI e XII designava-se esta região por Terra de Balistariis. Esta designação tem por origem a palavra balista ou besta, máquina de guerra usada pelos besteiros na idade média.

De acordo com a lenda, havia uma mulher que vigiava do cimo dos montes os movimentos dos Mouros, e ao menos movimento tocava na “trompa” alertando do perigo. Ao “tom dela”, o povo juntava-se para enfrentar os Mouros. Daqui provém o nome de Tondela. Desta forma, no casco antigo da cidade existe um chafariz setecentista, o Chafariz da Sereia, que representa uma mulher com uma “trompa” na mão.



Percorrer o Concelho de Tondela, é verdadeiramente partir à descoberta da história nas suas mais belas vertentes, a arte, as paisagens e as gentes, pois em cada lugar existem marcas de outros tempos dignas de serem admiradas: imponentes solares com as suas belíssimas pedras de armas, igrejas, capelas, pontes e moinhos de água.

Do património arquitetónico com valor histórico no Município são de referenciar alguns conjuntos habitacionais dignos de registo, tanto pela sua imponência e dimensão, como pela história que lhes está associada e aos seus proprietários. De registo são também, os pelourinhos, marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de foral.





No passeio pela cidade defrontamos com vários solares entre eles o Solar de Sant’Ana, construído durante o século XVIII. Este edifício pertenceu à família Ferraz de Carvalho, da qual alguns membros foram lentes da Universidade de Coimbra, daí havendo quem lhe chame a Casa dos Lentes.



O Solar de Vilar do século XVIII e enquadra-se na tipologia da arquitetura religiosa, rococó.

O Antigo Hospital de Tondela, edifício é do século XIX-XX, pertencendo à arquitetura civil eclética.

E visitamos também a Igreja matriz da cidade.



Contudo, o património arquitetónico não é o único que se destaca neste concelho, temos também a diversidade de paisagem em que se conjugam os encantos da Serra do Caramulo, da zona planáltica do Vale de Besteiros, dos imensos espaços florestais, dos rios e praias fluviais.

Continuamos o nosso percurso pelo concelho de Tondela e dirigimo-nos à freguesia de Castelões de forma a realizarmos um passeio no seio da natureza. Iniciamos o percurso no Parque do Coração de Maria e ao longo do caminho fomos brindados com quedas de águas, com capelinhas, com moinhos de água, com aldeias rurais, entre outras atrações.








No que se refere à gastronomia esta região possui uma gastronomia variada, é típico da região: cabrito no forno, com batata assada e arroz de miúdos, chanfana na padela, vitela assada no forno, pratos todos eles confecionados nas famosas assadeiras de Barro Negro de Molelos, que lhe conferem um paladar particular. Os enchidos, os fumados e os peixes do rio com molho de escabeche completam a afamada mesa desta região.

Com uma história riquíssima e um património de excelência, aliada à beleza paisagística da Serra do Caramulo, o concelho de Tondela e as suas gentes sabem receber na boa tradição Beirã.



Sem comentários:

Enviar um comentário