14 de março de 2012

São João da Pesqueira


São João da Pesqueira é uma vila situada no Distrito de Viseu.

Esta tem as suas origens muito antes da formação da nacionalidade Portuguesa, com uma situação geográfica estratégica para a recolha de alimento com o grande rio douro e os férteis terrenos aqui situados. O topónimo “Pesqueira” virá dessa primitiva comunidade pesqueira e agrícola que aqui se foi desenvolvendo.

Este povoamento remonta a tempos ancestrais, prova disso são os inúmeros vestígios arqueológicos existentes por todo o concelho, para além dos palácios brasonados, das igrejas seculares abonadas em história e cultura que testemunham diferences épocas da história. Para além de todo o património edificado esta terra orgulha-se de possuir belíssimas paisagens com os vinhedos como marca dominante, as amendoeiras em flor como um espetáculo de Inverno e o rio Douro como raiz e identidade.           

S. João da Pesqueira, terra que se orgulha de deter o Foral mais antigo de que há memória, um dos mais antigos do país, anterior à criação da nacionalidade portuguesa.
Todas estas singularidades, ficam marcadas e reconhecidas em 2001 com a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial, sendo S. João da Pesqueira o concelho que maior área classificada detém (cerca de 20%).

As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história.

Percorremos o Centro Histórico da cidade, começando pela Praça da República onde contemplamos um harmonioso conjunto de património histórico monumental recuperado a nível de fachadas e pavimento.Destaca-se aqui a Capela da Misericórdia com uma fachada barroca revestida com dois painéis de azulejos representando “Cristo e a Samaritana” e “Cristo curando um enfermo”.
Este monumento foi privativo da família ilustre de D. Luís Alvares de Távora, senhor da vila, que a ofertou mais tarde à Misericórdia local.


 Outro dos atrativos é também o Arco, Torre do Relógio e a Arcada do século XVIII que serviu de mercado noutros tempos.



 Do lado oposto à capela encontra-se o edifício dos antigos paços do concelho e cadeia, cuja frontaria é emoldurada com brasão das quinas e, por baixo, placa oval alusiva à construção da casa da Câmara, cárcere, torre do relógio e arcada, pela Rainha D. Maria I, em 1794. Atualmente este edifício serve de Posto de Turismo e alberga o Museu Eduardo Tavares.

A Igreja Matriz, de arquitetura modesta, deixa sobressair a fachada do século XIV.
A Igreja tem um portal de arco ogival interrompido e rematado por uma sineira de dupla ventana. Interiormente salientam-se o retábulo-mor barroco e o teto apainelado do século XVII, bem como as várias lápides funerárias existentes no seu lajeado. Apesar da simplicidade, vale a pena admirar a fachada e entrar para ver a sua decoração interior.



Percorremos as ruelas da vila, onde encontramos a rua dos Gatos, foi nesta rua que nasceu S. João da Pesqueira. Pensa-se que teve origem numa ocupação Árabe e é, hoje, o autêntico ex-libris da Vila Medieval, com uma estruturação do espaço que remonta àquela época e incluía uma judiaria (local onde viviam os judeus, que eram desligados da população e eram também negociantes) e um arruamento de judeus e cristãos novos.



Também visitamos a Casa do Cabo, um solar campestre cuja fachada cenográfica, dividida em 3 corpos por pilastras, se desenvolve horizontalmente, seguindo uma tipologia arquitetónica de Nasoni. Nesta consta um brasão joanino sobre empena circular monumental.



Esta vila não é rica apenas em património, mas também em paisagem natural, uma vez que a paisagem envolvente é de grande beleza, com o rio Douro recortado por montes xistosos onde casas típicas rurais e senhoriais se entrançam, rodeadas por socalcos de vinhas, amendoeiras e olivais, como se pode observar no antigo e bonito miradouro acima da Barragem da Valeira, no Santuário de São Salvador do Mundo, a 711 metros de altitude, com um conjunto de nove pequenas capelas construídas a partir de finais do século XVI.



O Miradouro é tradicionalmente procurado por raparigas que querem casar, dizendo a lenda que, ao dar um nó nas muitas giestas que por ali existem, vão encontrar facilmente um bom homem para casar.

As vistas alcançadas deste miradouro são sublimes, o rio enlaçado nos montes traduz uma imagem que fica retida dentro de cada um de nós. Quando me deparei com tal cenário, sentei-me no muro, respirei fundo, fechei os olhos, senti a brisa fresca, voltei a abrir os olhos e contemplei por um tempo indeterminável aquela paisagem.




Sem dúvida que, São João da Pesqueira é uma vila pitoresca, envolta em paisagens encantadoras.





Sem comentários:

Enviar um comentário