A aldeia de Agra situa-se na freguesia de Rossas, no concelho de Vieira do Minho, a sul do perímetro florestal da Serra da Cabreira, e é banhada pelo Rio Ave, o que lhe confere um cenário paisagístico excecional.
Por entre as ruelas da aldeia encontramos casa em granito serpenteando as ruelas ingremes que desaguam no largo principal junto à Igreja Paroquial de São Lourenço.
O Rio Ave, que tem a sua nascente no alto da Serra da Cabreira, proporciona cascatas e lagoas límpidas e refrescantes, convidando-nos ao descanso e a um mergulho.
Nesta aldeia encontramos outros atrativos como moinhos, a ponte de Parada de origem românica, a oficina de artesanato Arte-Agra, as Alminhas, o Cruzeiro (1857), os espigueiros, os Moinhos, as casas tradicionais, nomeadamente, as casas de Fundevila (1803), do Cruzeiro (1879), das Cortinhas (1678) e do Cabo (1748).
Dadas essas características, a aldeia de Agra, tal como as aldeias de Louredo e de Campos, foi classificada como “Aldeia de Portugal” pela Associação de Turismo de Aldeia.
O que mais me fascinou nesta aldeia foi a serenidade e as paisagens naturais que esta nos brinda.
Sem comentários:
Enviar um comentário