18 de março de 2012

Murtosa



Murtosa pertence ao distrito de Aveiro, localizada em pleno coração da Ria de Aveiro, junto ao Mar, o Território Murtoseiro é dotado de um património natural único, de elevada beleza paisagística e de grande riqueza ambiental.

A origem do nome deste concelho é por vezes um grande tema de discussão. Isto, porque a sua palavra primitiva sofreu grandes alterações com a evolução da língua portuguesa. A história conta que esta era uma terra de «fogo morto»; terra de «foco mortuo»; terra mortua; terra mortuosa; terra mortosa; mortosa; murtosa.

A sua existência, como concelho, é recente e surgiu como consequência da desanexação de terras ao concelho de Estarreja. A área abrangida pelo atual concelho pertencia ao senhorio das Terras de Santa Maria, povoados e reedificados no ano de 990.

O ex-libris deste concelho é a Ria de Aveiro, e o respetivo Moliceiro, uma bela embarcação. Das águas da Ria, o Moliceiro – nome do barco e do homem que o manobrava - retirava o moliço, que servia, depois, para fertilizar a terra.

Outra grande atração são as praias, o turista pode desfrute do imenso areal da Praia de Mar da Torreira ou pode procurar a tranquilidade das praias lagunares: o Monte Branco, na Freguesia da Torreira, ou o Bico, na Freguesia da Murtosa.

Contudo não nos cruzamos só com paisagens naturais também encontramos património religioso, visitamos a Igreja matriz Murtosa, com o nome de Nossa Senhora da Natividade. Data o atual edifício da primeira metade do século XVIII.

Antes das grandes vias rodoviárias, a Ria era a verdadeira auto-estrada da Região.

Por água, tudo chegava e partia, incessantemente: o peixe, o moliço, mas também os alimentos e os materiais de construção.
São, por isso, inúmeros os cais, ancoradouros e ribeiras, que marcam a paisagem Murtoseira.

No decorrer do passeio por Murtosa visitamos vários cais que passo a citar.

O Cais da Ribeira de Pardelhas que foi um dos mais importantes cais mercantis da Murtosa. Todo o edificado que se encontra do lado esquerdo do cais é constituído por antigos armazéns de mercadorias.



O Cais do Bico que é, seguramente, o maior cais do Concelho da Murtosa, assumindo uma grande importância, ao nível económico (pesca, apanha de moliço). Continua a ser a base de trabalho para muitos pescadores da Ria, conforme comprovamos pelo elevado número de barcos ancorados no Porto de Abrigo. Aqui também existe uma zona de descanso e informação do NaturRia.






Por fim, visitamos o cais da Cova do Chegado, este é um moderno porto de abrigo para pescadores e uma vista privilegiada para o Canal da Murtosa da Ria de Aveiro.




No que se refere à gastronomia, a enguia é o peixe mais popular da Ria e à volta dele inventaram-se receitas sem conta, sendo a caldeirada de enguias (que podem também ser fritas ou em molho de escabeche), o prato típico mais emblemático. Na doçaria, destacam-se os pastéis “Monte Branco”, “Âncora” e o Pão de Ló de Barquinho.

Ao longo do passeio por Murtosa desfrutamos da serenidade refletida pela ria e das cores vivas dos moliceiros atracados nos seus cais.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário