13 de março de 2012

Peso da Régua


O Peso da Régua (conhecido frequentemente pela forma sincopada de Régua) é uma cidade do Distrito de Vila Real.

Rodeada de montes verdes repletos de vinha enfileirada, a Régua é, na história do Douro Vinhateiro, uma das mais importantes cidades ribeirinhas.



Na opinião de alguns historiadores, Peso da Régua ter sido habitada durante as invasões romanas e bárbaras, deu origem ao nome Vila Regula - casa romana de campo, soterrada em lugar da cidade. Outros, porém, defendem a hipótese de derivar de “récua”, devido aos ajuntamentos de récuas ou cavalgaduras que passavam o rio Douro. Uma terceira teoria, sustenta a derivação de “reguengo”, designação atribuída às terras dos reis.

Peso da Régua pode ainda ter origem no termo “regra”, aludindo ao direito que podia ser herdado de ascendentes ou conferido a descendentes através de um foral. Esta teoria baseia-se na doação de terras feita pelo Conde D. Henrique a D. Hugo, em 1093, que por sua vez as doou a D. Egas Moniz. Seria, portanto, esta “regra” a dar origem à palavra Régoa, mais tarde Régua. Em relação à proveniência do nome Peso existem duas correntes de opinião: a primeira defende a hipótese de derivar do lugar onde as mercadorias eram pesadas e cobrados os impostos; a segunda explica a probabilidade de o nome ter evoluído a partir de um lugar onde os animais de transporte eram alimentados ou pensados, o “Penso”.

Esta parte da atual cidade é antiquíssima. A ela se referiu o foral que D. Sancho I, que concedeu ao lugar de Godim, porque lhe deu a sua herdade do monte Argemundais com seus termos declarados, requerida em 1797 pelo Marquês de Abrantes, D. Pedro de Lencastre Almeida Sá e Meneses e passada na Torre do Tombo, do livro que serviu de registo na chancelaria de D. Afonso III.

A Régua é uma cidade moderna, que apenas conheceu a sua condição de concelho após a época pombalina, no ano de 1836. Toda a importância reconhecida se inicia por culpa e graça da criação, na Régoa, da Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, pelo Marquês de Pombal em 1756. Tendo mandado delimitar as vinhas do Vale do Douro com marcos de granito – Marcos de Feitoria – determinando assim as áreas de produção dos melhores vinhos, Portugal criava no Douro a primeira região demarcada e regulamentada do mundo. A partir daí, e por via do comércio e sua centralização local, a Régoa passou a ser o centro da Região, o local onde todos chegavam e de onde tudo partia.




Peso da Régua foi elevada à categoria de cidade em 1985. Em 1988 foi reconhecida pelo Office Internacional de la Vigne et du Vin como Cidade Internacional da Vinha e do Vinho.





Do vasto e diversificado património do concelho, visitamos a Estação Arqueológica da Fonte do Milho (Canelas) testemunho da presença romana na região e classificado como monumento nacional; o Cemitério Paleocristão (Galafura) com sete campas cavadas em xisto, provavelmente dos séculos VII/VIII; o Santuário da Nossa Senhora das Candeias (Canelas); e admire a Cruz Santa de Poiares, uma cruz de Malta, em pau-santo revestida de ornatos com lâminas de prata com várias figuras do século XIII.

As ruas e avenidas da Régua contam histórias, permanece a nostalgia do antigo corrupio do carregamento das pipas para os barcos rabelos. Lado a lado, há armazéns de várias épocas, cooperativas e firmas inglesas, depósitos de comerciantes portuenses, o edifício da Casa do Douro, o do Instituto do Vinho do Porto e as imponentes instalações da antiga Companhia pombalina.





Através desta cidade alcançamos paisagens deslumbrantes, dirigimo-nos ao miradouro de S. Leonardo da Galafura onde apreciamos uma paisagem belíssima.



De forma, a apreciarmos a paisagem vinhateira com mais intensidade, agendamos uma viagem para a Régua de comboio e descemos o rio Douro num barco turístico até à cidade do Porto.




Neste percurso deparamo-nos com cenários de grande riqueza que nos embalaram entre episódios carregados de sensações.



No que se refere à gastronomia do concelho fazem parte o arroz de forno com cabrito assado e o leite-creme. A acompanhar vinhos da Região Demarcada do Douro e o Vinho do Porto.

O concelho do Peso da Régua presenteia o visitante com paisagens deslumbrantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário