8 de março de 2012

Sabugal


Sabugal é uma cidade que pertence ao distrito da Guarda. Esta situa-se a 750 m de altitude na margem direita do rio Côa. Terá sido fundado em 1220, por D. Afonso X de Leão.
Integrada no reino de Leão passou para Portugal através da assinatura do Tratado de Alcanices entre D. Dinis e D. Fernando IV de Leão e Castela, em 1297.
Com este acordo, a coroa portuguesa fica com a posse legítima e perpétua de todas as terras de Riba-Côa, sendo criado um novo limite fronteiriço que, se manteve até aos nossos dias.

Sabugal é uma cidade com séculos de história, pois remonta à construção da nacionalidade. O imponente castelo foi palco, segundo reza a lenda, do famoso milagre das rosas, que teve como protagonistas a rainha D. Isabel e o rei D. Dinis. A sua história mais conhecida remonta ao período da reconquista cristã da Península Ibérica e à época da formação da nacionalidade.



Esta cidade é uma terra de grandes tradições históricas. Assim, e como consequência apresenta um património cultural valiosíssimo.

O Castelo do Sabugal, também é referido como Castelo das Cinco Quinas devido ao formato incomum de sua torre de menagem. Esta é uma fortificação medieval com torreões ameados, seteiras em cruz. Das antigas muralhas da vila podem ainda ver-se alguns fragmentos e a torre da porta leste, transformada em torre de relógio (foi conhecida por torre Brás Garcia de Mascarenhas que ali esteve preso).




Depois de visitarmos o castelo percorremos as ruelas desta cidade marcada pela história. Passamos pela igreja matriz, do séc. XVIII, com decorações barrocas, pela fonte, pelo pelourinho e por outros, não menos importantes, monumentos históricos.




A gastronomia local é rica em enchidos, em carnes e em doces regionais.


Visitar o Sabugal é percorrer uma região rodeada de interesse histórico, paisagístico e gastronómico.

Sem comentários:

Enviar um comentário