17 de março de 2012

Amares


Amares pertence ao distrito de Braga e está situada num vale formado pelos rios Cávado e Homem. Esta é famosa pela produção de laranjas e do muito conceituado Vinho Verde.

 Aqui nasceu o ilustre Grão-Mestre da ordem dos Templários, Dom Gualdim Pais, fundador das cidades de Tomar e Pombal, assim como o cantor e compositor António Variações na freguesia de Fiscal. Aqui viveu e morreu Sá de Miranda.

Os vestígios de ocupação humana da região de Amares são remotos, destacando-se os vestígios de ocupação Romana de uma via que ligava Braga a Astorga, e também os antigos Castros de Lago e de Amares.

Amares apresenta uma arquitetura rural simples, típica desta região nortenha, onde casas rurais convivem com casas apalaçadas e solares dos grandes senhores agrícolas, como a Casa da Tapada, entre muitas outras, dispersas entre as muitas pitorescas aldeias rurais do concelho.

Percorremos o centro da vila e cruzamo-nos com solares, com capelas e igrejas e com a igreja matriz.




 
Amares é terra de solares medievais e mosteiros das Ordens Beneditina e de Cister. Deste modo, visitamos os três mosteiros mais importantes deste concelho.
O Mosteiro e Pousada de Santa Maria de Bouro foi fundado no século XII. O Mosteiro pertenceu à Ordem de Cister e é caracterizado pela sua arquitetura religiosa, românica, maneirista, barroca, rococó, neoclássica e contemporânea. De salientar, a sacristia forrada a azulejos do século XVIII, onde é retratada a vida de S. Bernardo, um tesouro artístico legado pelos nossos antepassados e desconhecido dos mais atentos olhares.
Parte do mosteiro (convento) foi adaptada para uma “Pousada de Portugal”, considerada hoje uma unidade hoteleira de referência.



O Santuário de Nossa Senhora da Abadia está localizado num local aprazível, onde o contacto com o meio natural é privilegiado, o este foi construído nos séculos XVII e XVIII, na freguesia de Bouro Santa Maria. O santuário mariano pertence ao estilo arquitetónico barroco e rococó e é composto por capelas de via-sacra, igreja, cruzeiro, fontes e edifícios de apoio aos peregrinos.
É um local de devoção e, ao mesmo tempo, um local tranquilo de rara beleza, onde os visitantes são convidados a permanecer e desfrutar de momentos de descanso.
De salientar, ainda, o Museu do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, instalado nos antigos “quartéis” do Santuário. Identifica-se, fundamentalmente, pela arte sacra, estatuária, alfaias, documentação e manifestações religiosas, etc. A etnografia, o folclore e o artesanato (cultura do linho), contribuem, também, para a sua identidade.




O Mosteiro de Santo André de Rendufe foi mandado construir no séc. XII, era um Mosteiro beneditino masculino, onde se destaca a talha dourada, de estilo barroco nacional, está classificado como Imóvel de Interesse Público. Parte do mosteiro (dependências monacais e quinta da cerca) pertence a particulares, com uma importante produção de vinho verde.
Sendo uma das mais belas joias da arquitetura barroca do Concelho de Amares, o Mosteiro de Santo André de Rendufe proporciona, todavia, uma viagem pelos estilos arquitetónicos, onde podemos encontrar a energia e o movimento do barroco, por um lado, e a sobriedade do neoclássico, por outro.




Neste concelho também podemos desfrutar da sua estância termal de Caldelas, do ambiente da montanha, dos parques de merendas, da paisagem, da ruralidade e das áreas de lazer junto aos rios que convidam a uma visita relaxante.

Outra das atrações é a sua gastronomia, como as papas de sarrabulho, rojões à “Minhota”, cozido à “Portuguesa”, arroz de pato, bacalhau confecionado das mais diversas formas, perna de porco assada no forno, vitela assada e arroz “pica no chão”. Para sobremesa, o Concelho de Amares propõe: leite-creme queimado, pudim de laranja, arroz doce, mexidos ou formigos, rabanadas, peras bêbadas, bolo-rei, pão-de-ló, doces de romaria e a suculenta laranja ao natural.


Todo o concelho de Amares reúne as melhores condições para os amantes da natureza que procuram ar puro, possuindo a região também aprazíveis praias fluviais, bem como monumentos históricos.

Sem comentários:

Enviar um comentário