7 de março de 2012

Folgosinho


Folgosinho é uma freguesia do concelho de Gouveia, distrito da Guarda, província da Beira Alta, vila antiquíssima e sede de concelho até 1836, fica situada na encosta norte da serra da estrela.

Esta povoação era de difícil acesso e fácil defesa, nos primórdios da sua existência, quase inacessível, antes da abertura da estrada nacional, em 1914.

O Rei D. Sancho I deu-lhe foral em 1187, tendo em vista, sobretudo, a sua posição chave, na estratégia defensiva da Beira.

Por força deste foral e dos que se seguiram, a vila de Folgosinho e seu termo eram "Terra de El - Rei", tendo mais tarde, como donatários, os marqueses de Arronches, depois os duques de Lafões.

Após a reformulação de 1836, Gouveia tornou-se a sede de concelho de 21 Freguesias, entre as quais Folgosinho.      



O castelo é o ex-libris da povoação, cuja fundação é atribuída ao lendário Viriato, que aqui teria nascido. Juntamente com o de Linhares e com o de Celorico, o castelo de Folgosinho compunha um triângulo defensivo do vale do rio Mondego.
Jóia preciosa e rara, talvez única, de puro quartzo branco-rosado, engastada na granítica e majestosa Serra da Estrela, o Castelo domina, altaneiro, o Vale do Mondego. Deste, a vista é magnífica, descortinando não só a maravilhosa natureza circundante, mas também cidades vizinhas e mais afastadas, como Mangualde, Celorico da Beira, Viseu ou mesmo Guarda.



Percorremos as ruas da pequena vila e verificamos que esta tem a particularidade de ter as suas ruas decoradas com quadras populares, encimadas pelo seu Castelo, e contando com outros monumentos como a igreja Matriz do século XVI, o Pelourinho, o local de Cerro das Forcas onde existia a antiga Forca da vila, bem próximo do sítio arqueológico do Outeiro, ou as Fontes tradicionais da vila, como a do Pedrão.









Na visita realizada a esta vila não desfrutamos apenas das paisagens e do seu património, mas também da gastronomia, aconselho o restaurante Albertino onde saboreamos as iguarias locais, como o cabrito e borrego assado, entre outros pratos e como sobremesa deliciamo-nos com o requeijão com doce de abóbora.

Esta pequena vila de ruas tradicionais serranas oferece aos visitantes parte da sua história, tradição e sabores.


2 comentários:

  1. Apenas um comentário ao Castelo.
    Este até principios do século XX era todo ele um relevo de quartzo rosea, foi o Dr. João de Vasconcelos que lhe mandou colocar no cimo o que agora é o Castelo.

    De tudo o resto apenas acrescentaria "Quem vai a Folgosinho fica com vontade de lá voltar

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo acrescento sobre a história do castelo. Concordo plenamente, quando diz que fica uma vontade de lá voltar.

    ResponderEliminar