25 de março de 2012

Aldeia de Mós


A aldeia de Mós situa-se na freguesia de Mós no concelho de Torre de Moncorvo.

Acredita-se que a primitiva ocupação humana deste sítio remonta a um castro da Idade do Ferro.       

A aldeia de Mós, em tempos antigos foi sede de concelho medieval, com autonomia judicial e pelourinho, sendo por isso considerada como uma povoação muito antiga.
Em 1162, recebeu de D. Afonso Henriques foral e, posteriormente, em 1512 recebe novo foral por D. Manuel. Na época da formação da nacionalidade esta aldeia teve muita importância devido à sua posição de sentinela sobre as terras da raia espanhola, o que a levou a ter castelo, de que atualmente só restam alguns vestígios.

O seu Castelo foi erguido numa pequena elevação coberta por vegetação e árvores a norte da povoação, dominava a chamada Calçada de Mós, um antigo eixo viário na região.





Os remanescentes do castelo encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público. Na década de 1960 parte da muralha medieval ruiu, registando-se uma construção particular sobre um troço muralhado.
Atualmente restam apenas vestígios de alguns troços de muralha com casas de habitação adossadas.

Fora dos muros destacam-se a Igreja de Santa Maria e o pelourinho.

A Igreja Matriz/ Igreja de Santa Maria é um templo de arquitetura renascentista e barroca, a sua construção é do século XVI, tem um interior riquíssimo: altares de talha dourada, pinturas no teto do altar-mor e arcos e púlpito em granito.



Nesta aldeia também encontramos calçada romana abraçada por casas rurais que testemunham a história deste local.








A aldeia de Mós é um local onde a história e a tradição ainda permanecem enaltecidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário