7 de março de 2012

Gouveia


A cidade de Gouveia, pertence ao distrito da Guarda e situa-se na encosta noroeste da Serra da Estrela, possibilitando uma das subidas mais agradáveis para a Serra da Estrela, entre esculturas trabalhadas na pedra pela natureza, nascentes de água pura e a fauna e flora da montanha.

A região de Gouveia foi habitada pelo homem desde épocas bastante remotas, existindo mesmo alguns vestígios pré-históricos, cujo exemplo mais significativo é o Dólmen da Pedra da Orca, na freguesia de Rio Torto, datado do final do período Neolítico.

 Existem igualmente vestígios de civilizações castrejas, Romana e Muçulmana que aqui deixaram a sua marca. Gouveia, antes Gaudella, foi palco de lutas entre Cristãos e Muçulmanos, estando em ruínas quando o rei D. Sancho I a tentou repovoar, em 1186, atribuindo-lhe o foral. Com o objetivo de promover a povoação e a defesa da região D. Afonso II, em 1217 atribuiu novo foral, reforçando os privilégios concedidos aos moradores, gesto repetido por D. Manuel I, em 1510.

Ao longo da vista pela cidade fascinamo-nos com o casario dos bairros mais antigos, a nobilidade dos edifícios históricos, a arte das Igrejas e Capelas, mas também e sobretudo com a simpatia, as histórias e saberes das gentes.



Passamos pela Praça de São Pedro uma das praças mais ilustres da Beira Alta, já que é elegantemente enquadrada pela Igreja da Misericórdia (Igreja datada do século XVIII que tem na fachada azulejos pintados à mão), a Fonte de São Lázaro (que data de 1779), a Igreja de São Pedro (Igreja Matriz datada do século XVII) e a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira (antigo Solar dos Serpa Pimentel, Marqueses de Gouveia, datado do século XVIII, que integra uma Capela particular dedicada à Senhora dos Prazeres e ao culto a Santa Eufêmia).







Em seguida seguimos pela Rua Direita, junto à Igreja de São Pedro, e encontramos a Casa da Torre, que foi propriedade dos primeiros Marqueses de Gouveia, onde se destaca uma Janela Manuelina, classificada como património nacional. Neste edifício funciona atualmente o Centro de Interpretação do Parque Natural da Serra da Estrela.




A poucos metros da Praça de São Pedro, encontramos os Paços do Concelho, edifício onde, no século XVIII, viviam e lecionavam padres jesuítas. Mais tarde serviu também de refúgio para as freiras do Convento do Loreto, de Almeida, de hospital militar e de Tribunal e Cadeia Pública desde 1839, já no século XX recebeu os serviços e executivo camarário.


Destaco também o Museu Municipal Abel Manta, instalado no setecentista Solar dos Condes de Vinhó e Almedina, com uma importante coleção deste ilustre Pintor natural de Gouveia, bem como uma coleção de trabalhos de artistas como Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo, Júlio Resende, Júlio Pomar, Menés, Paula Rego, entre outros.


Da gastronomia local saliento os queijos, os enchidos e as compotas, que são a minha predição. Sempre que visito esta cidade compro um queijo da Serra, vários enchidos e compotas de abóbora.

Concluindo, a cidade de Gouveia proporciona belos cenários urbanos e de natureza, refletindo momentos de cultura e de lazer.


Sem comentários:

Enviar um comentário