10 de fevereiro de 2012

São Pedro do Sul


S. Pedro do Sul é uma cidade beirã do distrito de Viseu que se situa em pleno vale de Lafões, emoldurada pelos maciços das serras da Arada, Gralheira e S. Macário. Estas serranias com as suas paisagens verdejantes, os seus riachos de água fria e cristalina, as suas aldeias escondidas nos vales e montanhas constituem um local digno de inspiração.

Do alto da serra do S. Macário o raiar do sol é mais bonito, nesta serra podemos encontrar a capela S. Macário e vistas deslumbrantes.





Este concelho foi criado em 1836 pela divisão do antigo concelho de Lafões, do qual era uma das duas sedes, juntamente com Vouzela.

São Pedro do Sul é sobretudo conhecido pelas suas termas, cujas águas minero-medicinais já eram usadas pelos romanos devido aos seus poderes curativos, e mais tarde, no século XII, também frequentadas por Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que viria a conceder foral à vila.

Nas serranias a vida corre ao sabor da calmaria do tempo e num espaço que chega para que todos vivam em harmonia com a natureza e é desta que se extrai o xisto para construir as casas típicas, das típicas aldeias da Pena, do Fujaco, de Covas do Monte ou Covas do Rio, que abordarei em post’s seguintes.




Todo este maciço montanhoso do “Monte Magaio” vive envolto em tradições, rituais, mitos, lendas, crenças de cabras que matam lobos, de serpentes que comem homens e de santos que transportam brasas acesas nas mãos, cujas memórias não se apagaram no correr dos novos tempos.

São Pedro do Sul contém em si as paisagens infinitas povoadas de mil cores e cheiros provenientes da natureza.


Sem comentários:

Enviar um comentário