Regoufe é uma aldeia da freguesia de Covelo de Paivó, município de Arouca. Situada na Serra de Arada, esta aldeia vive da pastorícia e da agricultura.
A história de Regoufe pode ser contada desde a pré-história, como o prova a presença de mamoas. Os visigóticos deixaram a sua marca visível hoje na toponímia do nome: Regoufe ou Rei dos Lobos.
Do subsolo deste lugar e das montanhas que o envolvem foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio durante o século XX. Forneceram sobretudo as forças aliadas, servindo para o fabrico de material bélico, utilizado durante a II Guerra Mundial, período durante o qual as minas foram concessionadas a empresários Ingleses que faziam a sua exploração.
Estas minas de Poça da Cadela foram concedidas para exploração em 1915, tendo sido extinta por decreto lei em 1990. Esta mina foi explorada, no seu período áureo, pela Companhia Portuguesa de Minas, que na realidade pertencia a ingleses. Sendo a mais importante na zona de Regoufe, era composta por mais de uma dezena de filões de quartzo com uma mineralização de volframite, cassiterite, arsenopirite e, acessoriamente, pirite, blenda, apatite e berilo.
Nestas minas eram extraídos os minérios de liga dura como o volfrâmeo para a produção de armas. Portugal foi o 5º País no Mundo em extração deste minério. Este complexo mineiro está em total estado de abandono, inclusivamente muita da pedra das construções das casas que serviam de habitação aos trabalhadores das minas, foram roubadas ou desapareceram misteriosamente. Todo o complexo está em total ruína. Eram na altura um dos maiores empregadores da região e um dos maiores complexos de extração deste minério.
Do subsolo deste lugar e das montanhas que o envolvem foram extraídas e exportadas toneladas de volfrâmio, sobretudo para as forças aliadas e que serviram para o fabrico de material bélico, utilizado, em grande parte, durante a II Guerra Mundial, período durante o qual as minas foram concessionadas a empresários Ingleses que faziam a sua exploração.
Percorremos todo este espaço e visitamos os túneis da mina.
Depois de percorrermos esta mina histórica dirigimo-nos para a aldeia de Regoufe, onde realizamos o percurso pelas ruelas estreitas de casas de xisto envoltas pelos cumes dos montes.
Da aldeia de Regoufe seguimos para a aldeia de Drave, por caminhos pedestres, no meio dos montes e da natureza. Daqui avistamos a aldeia de Regoufe e toda a sua envolvência.
Considero Regoufe um local aprazível preservado pela natureza envolvente.
Sem comentários:
Enviar um comentário