6 de fevereiro de 2012

Armamar


Armamar pertence ao distrito de Viseu.

Percorrendo este município não é difícil perceber que a história da ocupação destas terras remonta muitos séculos atrás. São inúmeros os vestígios arqueológicos que têm sido postos a descoberto ao longos dos tempos, para já não falar dos que ainda estão escondidos, e que servem para comprovar que estas paragens foram servindo os interesses das diferentes civilizações que em distintos períodos da história por aqui estiveram e deixaram as suas marcas.

Os vestígios mais antigos da ocupação do Homem existentes no Município de Armamar remontam à pré-história. Já foram encontradas pequenas peças feitas em pedra que eventualmente terão sido instrumentos deste período.

A paisagem sul do Município é marcada por extensos pomares de macieiras que dão a esta zona próxima do Douro um contraste único. O solo xistoso que predomina a norte dá lugar ao granito. Os vinhedos dão lugar a plantações igualmente extensivas, mas agora o que vê são pomares de macieiras a perder de vista que atingem grande beleza na época da floração e uma mescla de aromas inebriantes, quando os frutos estão maduros.

O município de Armamar é um dos maiores produtores nacionais de maçã e esta representa uma das mais importantes fontes de rendimento da população. A qualidade da maçã de Armamar é reconhecida a nível nacional e o seu peso na economia da região é relevante.

Do património histórico destaca-se: a igreja matriz, de invocação a São Miguel, patrono da freguesia (embora as festas anuais sejam feitas a São João) único monumento no Município classificado como monumento nacional.



Desconhece-se o ano da construção deste templo. É o único monumento nacional classificado do Município. Trata-se de um exemplar da arquitetura medieval (estilo românico).



Segundo a tradição a igreja terá sido construída com pedras do demolido Castelo de Armamar, antes da fundação do Mosteiro de Salzedas. As opiniões a este respeito dividem-se: há quem considere que a igreja foi fundada por Egas Moniz, aio do Rei D. Afonso Henriques; outros dizem que por iniciativa de Egas Moniz terá sido construído um primitivo templo, talvez uma capela, e não a atual igreja que lhe terá sucedido. De todas as opiniões regista-se como data provável da sua construção os finais do século XII, princípios do século XIII.


Também encontramos algumas capelas, como a capela do Espírito Santo, capela de Santa Bárbara, capela de São Lázaro e a ermida S. Domingos.           

Esta última está situada num dos locais mais bonitos da região, pela magnífica paisagem que dali se pode contemplar. A cerca de 750 metros de altitude daqui se avistam territórios pertencentes a muitos Municípios e a três Distritos diferentes: Viseu, Vila Real e Porto.



O monumento é um exemplar típico das ermidas de romarias medievais. Da sua traça destaca-se o portal em ogiva e encimado pelo escudo das quinas sobre o qual assenta a coroa real. A porta lateral exibe tímpano românico próprio da arquitetura medieval.

Também nos deparamos com várias casas brasonadas, por exemplo, no lugar de Travanca existem diversas casas brasonadas que são dignas da atenção de quem por ali passa, exemplo da Casa Grande. Um dos últimos senhores da Casa Grande foi o Dr. António Carlos de Magalhães de Mendonça Pimentel, juiz conselheiro e Governador Civil do Distrito de Viseu entre 1893 e 1894. Merecem ainda destaque a capela de São Cristóvão, padroeiro de Travanca, a capela de Santo António (1665) anexa da Casa Grande, a capela Sra. do Bom Despacho (1679) e a Capela da Sra. Das Neves (1669).



Para além do seu património arquitetónico e religioso o concelho de Armamar também é rico em património natural, existem vários miradouros onde contemplamos vistas deslumbrantes.

Começamos por visitar o Miradouro da Misarela que se situa em plena vila de Armamar, junto da igreja matriz. Daqui avistamos uma paisagem onde surge o vale do Douro e lá ao fundo no horizonte a serra do Marão.



Junto a este miradouro está a cascata da Misarela, bonito lugar que o imaginário popular encheu de contos e lendas.

Em seguida dirigimo-nos para o Miradouro de São Domingos onde apreciamos em toda a sua beleza um belíssimo quadro da paisagem duriense. O miradouro de S. Domingos é mesmo considerado o mais espetacular em todo o Douro.



Daqui avistamos os Municípios de Lamego, Tarouca, Resende, Mesão Frio, Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, entre outros.




Também visitamos outros Miradouros como o de São Lourenço, onde avistamos a cidade de Lamego; o Miradouro da Senhora da Graça, onde observamos o Município de Armamar e o Miradouro da Senhora da Saúde, onde observamos o monte de S. Domingos.

Foram várias as visitas que realizamos a este município uma vez que temos família que vive numa das freguesias de Armamar e várias vezes por ano temos oportunidade de vaguear pelas ruas, monumentos e paisagens deste concelho.

Há quem chame a Armamar a Terra de Emoções, talvez porque a beleza das paisagens, a riqueza histórica dos monumentos, o sossego das aldeias, a afabilidade das gentes, os sabores da gastronomia e o encanto das tradições são motivos para despertar nos visitantes um vasto conjunto de emoções.


Sem comentários:

Enviar um comentário