Covas do Monte é uma pequena aldeia escondida num dos vales da Serra de São Macário, em São Pedro do Sul. É aqui que se encontra um dos maiores, senão mesmo o maior rebanho do país.
Todos os dias, 2500 cabras saem de manhã para a montanha, num ritual ancestral de pastoreio comunitário que envolve toda a pequena povoação de apenas 56 habitantes. Ao fim da tarde, no regresso à aldeia, os animais dirigem-se para os currais e a porta certa.
Ao longo do passeio pela aldeia foram várias as cabras que nos cruzamos, estas não fugiam e já estavam habituadas aos olhares dos visitantes, algumas parece que fazia pose para a fotografia. Adorei esta aldeia por este mesmo facto, pelo contacto próximo com estes animais e com o seu quotidiano.
Esta aldeia é constituída na sua maioria por casas de xisto, incluindo o telhado de lousa. Dispostas por ruas sinuosas, por norma, as casas têm um piso térreo onde se abrigam os animais e as alfaias agrícolas e um primeiro andar para habitação.
Existiam na aldeia, antigamente, três lagares de azeite, dos quais um, o comunitário, encontra-se neste momento em recuperação.
À volta de Covas do Monte fica uma imensa montanha de xisto, manchada de verde das giestas e do mato. Olhando no prolongamento do vale são visíveis os campos férteis e verdejantes. Perto desta aldeia encontra-se o Portal do Inferno.
Covas do Monte é uma aldeia de rosto antigo, onde se encontra ainda um Portugal raro e já muito distante.
Sem comentários:
Enviar um comentário