6 de fevereiro de 2012

São Cosmado



São Cosmado é uma freguesia de Armamar, do distrito de Viseu e é uma das maiores freguesias do Município. Em 2001 aqui viviam 707 habitantes.

A história de São Cosmado tem tanto de antiguidade como de riqueza. Nesta zona são abundantes as lendas, os contos e as histórias. Existem vestígios de uma fortaleza castreja a nascente da atual povoação no monte do castelo. Esta tinha por vizinhas outros três: espaços fortificados (castros): o de Goujoim, o de Longa e o monte Ladário. Isto revela que a zona terá sido densamente povoada em tempos remotos.

Mais tarde São Cosmado terá usufruído de foral antigo e depois de foral manuelino, este concedido a 15 de Dezembro de 1512, consagrando São Cosmado como Concelho.

No princípio do século XX cultivava-se tabaco em São Cosmado e, a julgar pelos registos deixados, seria de muito boa qualidade.

Do património da freguesia destacam-se: a igreja matriz, seiscentista, de São Cosme e São Damião, com talha dourada barroca e considerada a mais artística do Município.



Este templo terá sido construído no início do século XVII mas antes existiu um outro templo, dos princípios da Nacionalidade, no fundo do povoado no sítio das Fontaínhas que ainda hoje é reconhecido pelo nome de Igreja Velha; merece também atenção o Cruzeiro do Senhor das Prisões e, ao fundo da freguesia, dois blocos graníticos de grandes dimensões e encostados um no outro, os Penedos do Cunho, envoltos em mistérios e lendas curiosas (uma lenda diz que um deles contém fogo e outro ouro).





 Também visitamos as capelas de S. Pedro (1640), do Sr. da Aflição (1904), de S. Gonçalo, da Sra. da Conceição; ainda nos Cardais a capela de S. João (seiscentista) e, da mesma época, na Lapinha, a capela de S. Francisco.








Junto da Igreja Matriz encontramos o busto de um insigne local, Francisco Gomes Teixeira (1851-1933), professor catedrático de Matemáticas e primeiro reitor da Universidade do Porto.



A agricultura da freguesia resume-se praticamente ao cultivo da maçã. No entanto, a vinha tem também uma pequena representação.

Desta freguesia também contemplamos belas paisagens naturais.




Como referi no tópico anterior tenho família que reside em Armamar, precisamente nesta freguesia, deste modo, em cada percurso que realizamos pelas ruas e ruelas descobrimos novos interesses e novas atrações.



 Em São Cosmado encontramos um ambiente acolhedor abraçado pela natureza.



Sem comentários:

Enviar um comentário