6 de fevereiro de 2012

Carrazeda de Ansiães


Carrazeda de Ansiães é uma vila portuguesa que pertence ao distrito de Bragança.

Esta vila tem uma grande parte da sua área territorial integrada no Alto Douro, caraterizada por vales encaixados no Douro e no Tua, encostas declivosas onde a vinha é predominante. É a Zona Quente do Douro onde o xisto é dominante.

Os vestígios mais antigos que aqui se encontram datam da Pré-História, do período do Neolítico: as antas de Zedes e de Vilarinho da Castanheira.

Ainda do período pré-histórico podemos admirar as Pinturas Rupestres do Cachão da Rapa, sobranceiras ao rio Douro, compostas por um conjunto pictórico que se assemelha a um axadrezado onde predominam as tonalidades vermelho escuro e azul.

Na freguesia de Lavandeira encontramos ainda a Vila Medieval. A ocupação neste sítio, sucessivamente adaptada às caraterísticas topográficas passou por várias vicissitudes até culminar no desenvolvimento de uma das mais importantes vilas medievais da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Uma das atrações de Carrazeda de Ansiães é o seu castelo, a caminho do mesmo encontramos as ruínas da Capela de São João, onde restam apenas as suas paredes. Neste local também nos deparamos com sepulturas cavadas nas rochas.






No que se refere ao Castelo de Ansiães, as escavações efetuadas no morro onde se situa o Castelo apontam para uma ocupação humana com cerca de cinco mil anos.




Este castelo e a povoação a ele ligada tiveram bastante importância, com foral concedido por D. Afonso Henriques em 1160 e confirmado por diversos monarcas, até D. Manuel I, em 1510.



As estruturas do castelo também foram sendo melhoradas ao longo dos séculos, mas, provavelmente a partir do século XVI, a população da vila deslocou-se para outros locais e o castelo entrou em processo de degradação.





Dentro do castelo encontramos a Igreja de São Salvador, a planta desta igreja obedece a dois corpos principais: nave e capela-mor. Mas a sua originalidade reside fundamentalmente no tímpano "Pentocrator" do portal principal cuja iconografia de "Cristo em Majestade" revela um dos mais completos exemplares do românico Português. Este templo é uma "verdadeira joia" da arquitetura medieval portuguesa.





Em seguida deslocamos para Zedes para observar a anta também conhecida pelo nome de Casa da Moura e é muito provavelmente do III milénio a. C. sendo constituída por uma câmara poligonal, de grandes dimensões, composta por nove esteios imbricados, sobre os quais assenta a laje de cobertura.



Por fim, dirigimo-nos para o centro da vila de Carrazeda de Ansiães, onde passeamos pela vila e visitamos a sua igreja matriz, de estilo tardo-barroco do ano de 1790.



O concelho de Carrazeda de Ansiães está envolvido por belas paisagens naturais, bem como por um rico património histórico.


Sem comentários:

Enviar um comentário