15 de fevereiro de 2012

Parque Nacional Peneda Gerês


O Parque Nacional da Peneda-Gerês situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado, englobando as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro.



Este Parque é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera.



Para além de toda a beleza natural, é igualmente uma zona de tradições e costumes, já habitada desde o período neolítico, de pequenas aldeias que sabiamente combateram o passar do tempo, encontrando-se importantes vestígios arqueológicos de tempos distantes (como os Dólmenes do planalto de Castro Laboreiro ou da serra do Soajo, ou com um troço da via Romana Braga-Astorga, na Mata da Albergaria), e um espírito comunitário muito próprio, subsistindo mormente através da agricultura, da pastorícia e da pecuária.



É uma das maiores atrações naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna e flora. Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até a fronteira espanhola.





No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês cobre mais de 700 quilómetros de paisagens de beleza impressionante, entre serras, planaltos, vales, barragens e cascatas. Um verdadeiro santuário da vida selvagem, onde também merecem destaque as tradicionais aldeias minhotas. É o caso de Soajo, famosa pela sua coleção de espigueiros, marca do espírito comunitário que ainda carateriza muitas das povoações locais.




Este Parque prima pela riqueza das suas belíssimas paisagens, por entre serras, planaltos, vales, barragens, cascatas e uma fauna e flora riquíssima que se quer preservada.








 
Realizamos alguns percursos por este vasto parque, contudo considero que ainda nos falta conhecer grande parte das paisagens naturais que esta joia nos presenteia. É certo que vamos continuar a explorá-lo e a respirar todas as atrações deste parque.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário