7 de fevereiro de 2012

Fafe



Fafe é uma cidade situada no distrito de Braga. É banhado pelo Rio Vizela. O ponto mais alto do concelho situa-se no Alto de Morgaír, na freguesia de Gontim, com 894 m de altitude.

Até 1840 o concelho tinha a designação de Montelongo ou Monte Longo.

Fafe é uma jovem cidade do Minho, mas com origens antigas. Por aqui andaram povos como os Lusitanos e os Romanos que deixaram marcas consideráveis, hoje pontos atrativos aos visitantes.

Fafe é também conhecida pelo lema “ Com Fafe ninguém fanfe”, lema esse que apareceu quando, há muitos anos atrás, se fez justiça a favor do Visconde Moreira de Rei. Nesse tempo, como agora, o lema provoca um sorriso de simpatia por todos os fafenses. Talvez por isso e por ser uma pequena cidade que tão bem acolhe os visitantes, Fafe foi e ainda é considerada a “sala de visitas do Minho”.

O concelho de Fafe possui alguns monumentos históricos, deixados pelos primeiros povos que por aqui passaram, tais como a civilização castreja de que é testemunho o castro de Sto Ovídeo onde podemos ver vestígios das suas construções, e onde foi encontrada a estátua de um guerreiro Galaico, atualmente exposto no Museu Martins Sarmento em Guimarães.

Existem ainda duas igrejas de estilo Românico apesar de se encontrarem já bastante adulteradas, são elas a Igreja Românica de Arões, construída no séc. XIII e a Igreja de S. Gens que é o que resta de um antigo Mosteiro de traça Românica.

A Igreja e Torreão de S. Gens foi erguida no local onde existiu na Idade Média um Mosteiro dos Religiosos, que alguns autores afirmam ser beneditinos. Na parte posterior da igreja ergue-se, altivo, o torreão sineiro presumivelmente medieval, em granito, onde se avista o fértil e verdejante vale do sopé da Serra da Lameira.



No centro da cidade encontramos mais arquitetura religiosa, como a Igreja matriz, um dos mais antigos monumentos religiosos do concelho. Foi à volta deste templo medieval, reconstruído e ampliado no séc. XVIII, que se desenvolveu o núcleo fundador do centro urbano.

Também nos deparamos com a Igreja Nova de S. José, a segunda mais importante da freguesia de Fafe. Foi construída entre 1895 e 1961, impõe-se pelo seu estilo a lembrar o gótico, de linhas majestosas, com uma torre de grande altura. A igreja é guarnecida de diversos vitrais que deixam penetrar a luz, ao mesmo tempo que retratam cenas do universo religioso.




Na cidade perduram ainda algumas casas brasonadas, certamente ligadas a uma aristocracia fundiária. São exemplos deste tipo de arquitetura a Casa dos Condes de Azevedo (Fafe), a Casa das Cortes (Armil), a Casa da Ranha (Quinchães), a Casa da Felgueira (Ribeiros), o Casal do Souto (Seidões), a Casa do Santo Velho (Fafe), e a Casa da Quintã da Luz (Fornelos), a mais representativa da aristocracia rural, sendo classificada como imóvel de interesse público nos finais de 1983.

Em seguida, dirigimo-nos para a Serra da Lameira para visitarmos a Casa do Penedo.



A Casa do Penedo começou a ser construída na Primavera de 1972, quando a família Rodrigues quis realizar o seu sonho. Passados dois anos a residência estava concluída e servia de local de férias da família. Porém, ultimamente tem atraído a atenção dos fãs de arquitetura e design de todo o mundo. Blogues e fóruns, na sua maioria não portugueses, têm divulgado as fotos desta casa. 



Não foi fácil encontrarmos o local, uma vez que a serra da Lameira está repleta de penedos e visualmente era complicado distinguir a casa, depois de algumas voltas à procura do local no cimo do monte avistamos a casa que mais parece uma habitação dos Flinstones. Esta está perfeitamente integrada na paisagem natural. Por fora é toda feita de pedra, salvo as janelas tortas e o telhado. Por dentro, a mobília, as escadas e os corrimões feitos de troncos completam o aspeto rústico.




Nos últimos meses, tornou-se comum os habitantes da região verem desfilar os turistas que procuram a Casa de Pedra. O proprietário, Vítor Rodrigues, já não habita a casa que aos domingos é visitada por dezenas de pessoas. Apesar do interesse que desperta pelo mundo fora, tem sofrido atos de vandalismo que põem em causa a sua conservação. Contudo, na minha opinião a casa ainda se encontra fantástica e a primeira vez que vi imagens deste local pensei que as imagens não fossem reais e sim uma montagem, porque o cenário onde se encontra esta casa é surpreendente.

O município de Fafe é pequeno, mas tem valor, pois possui inúmeros monumentos e agradáveis espaços verdes.


Sem comentários:

Enviar um comentário