12 de fevereiro de 2012

Aldeia do Fujaco


Fujaco é uma localidade que faz parte da freguesia de São Pedro do Sul. 



No dia que visitamos São Pedro do Sul, percorremos a aldeia do Fujaco, entre outras aldeias que vou nomear em post’s posteriores.

Quando chegamos à aldeia deparamo-nos com um pequeno aglutinado de casas aconchegadas umas nas outras em socalcos verdejantes, formando uma paisagem rural encantadora.





A aldeia do Fujaco encontra-se localizada numa encosta da Serra da Arada, existem dúvidas quanto à origem do seu nome, no entanto, reza essa história que ali bem perto do Fujaco se travou, há muitos anos, uma guerra. Da frente da batalha desertou um homem que se escondeu debaixo de uma fraga. Para não adormecer não ser surpreendido pelos lobos, fazia renda. Entretanto, casou e construiu família e assim nasceu a povoação.
O nome da aldeia vem precisamente de fujão, referindo-se ao homem que fugiu. Também pode ter a sua origem, dando um segundo sentido, no sítio para onde se esconde o fujão.





Iniciámos a subida da aldeia pelas ruas estreitas abrigadas por paredes de xisto e telhados em lousa. Ao longo do percurso senti que os becos e ruelas sussurravam as histórias das gentes que lá viveram.






Do cimo da aldeia avistávamos o vale e a água que corre a grande velocidade alimentando os moinhos e o ribeiro do Fujaco.

Ao longo do trajeto cruzamo-nos com gado, nomeadamente cabras e com pessoas da terra. Uma das pessoas que encontramos foi uma gentil aldeã que nos observava a fotografar todos os pormenores da aldeia e todos os animais que se cruzavam no nosso caminho e dirigiu-se a nós perguntando se queríamos levar a cabrinha que estávamos a fotografar. Agradecemos e esclarecemos a gentil senhora que eramos urbanos e que não podia domesticar a pequena cabra no nosso apartamento.



Em seguida descemos da aldeia e encontramos nascentes de água, as fontes Cimeiras, os Sarzedos são exemplos de nascentes que alimentam os moinhos e o ribeiro do Fujaco. Existe uma série de moinhos que se estendem pelo monte, ligados entre si por levas de água que corre a grande velocidade.




Do outro lado da aldeia, no cimo do monte, visitamos a capelinha de Nossa Senhora dos Remédios e apreciamos a bela vista sobre a restante aldeia.



No decorrer das visitas realizadas pelos recantos de Portugal, procuro sempre descobrir pequenas aldeias que retratem a vida das suas gentes, as aldeias de xisto são as minhas favoritas encantam-me de tal forma que em cada uma delas encontro fascínios escondidos. Já me interroguei várias vezes de tantas aldeias percorridas qual a que mais me encantou, a resposta é que foram várias, contudo não consigo eleger de uma forma crescente ou decrescente as minhas favoritas. Mas uma certeza prevalece a aldeia do Fujaco é uma das aldeias que mais me surpreendeu e encantou.

4 comentários:

  1. A Aldeia e linda !!! E Tambem a ja la passei bons mumentos ,e é dela que vem as minhas origens .

    ResponderEliminar
  2. É uma aldeia lindíssima. Vou lá sempre passar férias. Mas quando me vou embora, vou sempre coma lágrima no olho, mas para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente, é uma aldeia linda, uma das minha favoritas. Também vou voltar a fazer uma visita a esta encantadora aldeia.

    ResponderEliminar
  4. Eu passei casualmente por esta aldeia num passeio TT, e fiquei maravilhado com a beleza desta terra nunca tinha visto uma Aldeia tão linda, tenho de voltar lá para uma visita com mais tempo. Obrigado Naturesa

    ResponderEliminar