29 de fevereiro de 2012

Moimenta da Beira



Moimenta da Beira é uma vila no Distrito de Viseu.

É relativamente recente a história Moimentense, mas não as origens do território que constituiu o atual Município. Já quando Afonso III das Astúrias conquistou Lamego aos Mouros, começou o Povoamento do Douro com a assenhoramento de Terras pelos "presores Godo.

O topónimo da vila tem o significado de túmulo, mausoléu e, segundo a lenda local, diz que se trata de um túmulo de um rei mouro que aqui morreu. Egas Moniz povoou estes lugares e fixou nas terras das “ moimenta “ alguns colonos de que nasceu um pequeno povo denominado de Moimenta.



Esta é famosa pela produção de vinho, de maçã, principalmente da espécie "bravo de esmolfe", e também, por ter sido o concelho onde Aquilino Ribeiro viveu em várias fases da sua vida, mais propriamente na pequena aldeia de Soutosa.

Neste concelho visitamos várias atrações entre elas: Convento de N.ª Sr.ª da Purificação, Capela de Mártir S. Sebastião, Capela de N.ª Sr.ª das Mercês, Capela de N.ª Sr.ª do Amparo, Solar das Guedes, Casa da Moimenta, Fonte da Pipa, entre outros.

A Casa da Moimenta foi construída no século XVI, o seu portal é decorado por uma cabeça humana. Também é conhecida por “Casa do Carrasco Rodrigues”, por ter ali morado o carrasco de Moimenta.              

A Capela da Senhora da Guia foi edificada no século XIX. Situa-se num monte rochoso, designado por “Castelo”, local onde em tempos passados existiu um dos castelo de Caria.

O Convento de Nossa Senhora da Purificação, um convento feminino de clausura, construído no século XVI, sofrendo várias remodelações nos séculos seguintes.



A Fonte da Pipa foi construída no século XVIII.



O Solar das Guedes é uma casa solarenga do século XVIII, onde se destaca a pintura de dois tetos no interior, em estilo rococó.



Das várias freguesias de Moimenta da Beira a que mais nos fascinou foi a de Ariz.





Ariz é um povo antigo que marcou a sua presença pelas Terras do Demo, conforme nos indica a origem do nome de Ariz.
Esta localidade terá sido uma quinta, uma vila de Alarico há mais de dez séculos.



Nesta freguesia situa-se uma necrópole medieval e as casas são caraterizadas pelos penedos que lhes servem de alicerce.





No que se refere à gastronomia esta tem por base uma dieta robusta e suculenta, com receitas tradicionais: Cabrito e borrego assado, enchidos, cozido à portuguesa com a sua variedade de carnes e legumes.

Moimenta da Beira é caraterizada pela sua história e acima de tudo pelas suas gentes acolhedoras e afáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário