24 de fevereiro de 2012

Alfândega da Fé


Alfândega da Fé é uma vila que pertence ao Distrito de Bragança.

O nome de Alfândega da Fé remete-nos desde logo para factos relacionados com a História de Portugal: o nome “Alfândega” estará relacionado com invasões árabes que ocorreram por volta do século VIII e que deixaram, entre outras coisas, os vocábulos começados por al; e o “da Fé” evoca, por sua vez, todo o processo de reconquista cristã da Península Ibérica e que só terminou completamente no século XV. Alfandagh, designação atribuída pelos árabes a esta região, significa hospício, estalagem ou fronteira, ou seja um local calmo e hospitaleiro, povoado por gente pacífica e trabalhadora.

O seu primeiro foral de concelho medieval, aconteceu em 1294, com a carta Foral de D. Dinis.

Ao longo do passeio pelo concelho de Alfandega da fé foram várias as paisagens encantadas que nos cruzamos.








As cores dos amendoais e dos pomares de cerejeiras e pessegueiros, os mantos de flores agrestes retocados por urzes e giestas embriagaram os nossos sentidos.

De forma a contemplarmos ainda mais beleza, subimos à Serra de Bornes onde através dos horizontes vislumbramos a liberdade.

Foram vários os miradouros que visitamos, contudo o miradouro do Santuário da Senhora dos Anúncios foi o que mais nos fascinou.



Também subimos aos Miradouro do Santuário de Nossa Senhora do Socorro e ao miradouro na vila de Cerejais.







No centro da vila de Alfandega da Fé visitamos a igreja matriz, que foi reconstruída há cerca de sessenta anos, perdendo as anteriores caraterísticas, que seriam do século XVI.



Também visitamos a Torre do Relógio, esta torre, ex-libris da vila, é do início do século XIX; mas as suas caraterísticas e o facto de estar localizada na zona onde passava o "muro" do castelo, leva a supor tratar-se do que resta daquela fortificação.´



Em suma, levamos destas terras a imagem de uma natureza rica e diversificada.



Sem comentários:

Enviar um comentário