22 de janeiro de 2012

Vouzela


Vouzela é uma vila portuguesa do distrito de Viseu.

Sobre as origens do nome Vouzela muito se tem escrito. Desde os defensores da junção de Vouga e Zela até outros, com preocupações mais eruditas, várias são as versões.

De facto, esta é uma vila com bem remotas origens, existindo pelo concelho diversos legados bem antigos, como o Castro da Senhora do Castelo, ou a herança do Império Romano que soube aproveitar a centralidade da região, no seu importante eixo viário, cruzando-se aqui duas importantes vias, uma delas partindo para o litoral.

Situada numa verdejante região de grande beleza natural e forte feição rural e tradicional, Vouzela apresenta também um interessante património arquitetónico, destacando-se a bela Igreja Matriz em estilo Românico, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia do século XVIII, a bela Capela de São Frei Gil datada do século XVII, bem como as várias casas Senhoriais e Solares, construídas com o típico granito da região, que podem ser encontrados um pouco por toda a região, denotando a importância agrícola e consequente geração de riqueza para os “senhores da terra” ao longo dos séculos.





Também nos deparamos com a sua singular ponte de comboios desativada e com um exemplar de um comboio a vapor.






Fora do centro da cidade também visitamos as ruínas da Torre de Vilharigues, que se crê ter sido construída em finais do século XIII, provavelmente parte de uma construção e território senhorial. Ao contrário do que parece, não seria uma Torre de vigia e defesa, mas sim residencial, como era moda nesta época medieval, reunindo, ao mesmo tempo, um aspeto militar e residencial aos aposentos dos grandes senhores da região.

 Em termos gastronómicos, muito há para deliciar por toda a região, como a já muito famosa vitela de Lafões ou o folar.

Vouzela mantêm ao longo do tempo as suas tradições sobretudo rurais e etnográficas.



Sem comentários:

Enviar um comentário