15 de janeiro de 2012

Hambúrguer caseiro com batatas recheadas





Ingredientes:

Hambúrguer:
250 gramas de vitela picada
Meio pão
Leite, q.b. (o suficiente para amolecer o meio pão)
Alho em pó, q.b.
Sal, q.b.
Pimenta, q.b.
Tabasco, q.b.
1 gema de ovo 

2 fatias de quejo flamengo

Batatas recheadas:

8 batatas pequenas
1 tomate pequeno
200g de queijo fresco
2 chalotas
3 dentes de alho
Azeite, q.b.
Orégão, q.b.
Sal, q.b.
Pimenta, q.b.


Fiz os hambúrguers no dia anterior e congelei-os.
Num pouco de leite demolha-se meio pão aos pedaços e reserva-se.
Mistura-se à vitela picada o sal, o alho em pó a pimenta e um pouco de tabaco. Quando o pão estiver demolhado, espreme-se bem e acrescentasse à carne picada e mistura-se bem, por fim acrescenta-se a gema de ovo batida e mistura-se tudo. Em seguida com um molde faz-se os hambúrguers e leva-se ao congelador.

Nota: Antes utilizava pão ralado em substituição do pão demolhado em leite, contudo a empregada do talho deu-me a dica de substituir o pão ralado por pão demolhado, de forma ao hambúrguer ficar mais suculento e leve. Esta dica resultou!

Liga-se o forno a 180º. Lava-se as batatas e enxuga-se. Envolve-se as batatas individualmente em papel de alumínio e leva-se ao forno, por cerca de 30 minutos.

À parte corta-se o tomate e o queijo fresco em cubos e pica-se as chalotas e os dentes de alho. Salteia-se estes ingredientes em azeite e tempera-se com sal, pimenta e orégãos.

Retira-se as batatas do forno e faz-se um corte em cruz. Aperta-se as batatas um pouco para que abram ligeiramente. Recheia-se com o preparado anterior e leva-se novamente ao forno, por cerca de 10 minutos.

Numa frigideira com margarina grelha-se os Hambúrguers e tempera-se com um pouco de sal, pimenta e tomilho e servem-se cobertos com uma fatia de queijo e acompanhados com as batatas recheadas.


Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário