19 de janeiro de 2012

Serra da Arrábida


A Serra da Arrábida é uma elevação situada na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal, com o ponto mais alto a 501 metros de altitude. 



O topónimo Arrábida tem origem desconhecida. Há quem defenda que vem do castelhano Rábida, através do árabe al-ribat, e defenda que «arrábita» é uma palavra de origem árabe que significa grosso modo «local de oração», ligando-se semanticamente ao verbo "vigiar" em árabe.

Aqui viveram os poetas Frei Agostinho da Cruz e Sebastião da Gama, que fizeram da serra um motivo recorrente nas suas obras.

Visitamos a Serra da Arrábida em pleno mês Agosto, aproveitamos o facto de estarmos em Lisboa a passar férias para abraçarmos o ar puro que a serra nos oferece.



A serra da Arrábida tem várias atrações, uma delas é o Parque Natural da Arrábida, fundado em 1976, com uma área aproximada de 10 800 hectares, protegendo a vegetação de tipo mediterrânico.





Decidimos percorrer toda a serra subindo por uma estrada sinuosa, que nos presenteava com uma soberba paisagem, onde a vegetação se debruça sobre um oceano de uma cor paradisíaca. As paisagens que se alcançam dos miradouros das estradas são deslumbrantes, o verde predominante da Serra mergulha na imensidão do mar.








Do cimo da Serra observamos as praias de areia branca, de águas tranquilas e transparentes. Uma dessas praias é o Portinho da Arrábida, que na minha opinião é uma das praias mais belas de Portugal.






 O acesso à praia Portinho da Arrábida é realizado por uma estrada montanhosa, estreita e com um pavimento algo irregular, apesar de ser um percurso pitoresco com paisagens belíssimas.




O Portinho da Arrábida é uma baía com uma pequena ilha, a Anicha, que forma um porto natural abrigado pela serra é, junto com a praia da Figueirinha, uma das mais populares da região.



Aproveitamos o dia de sol resplandecente e deitamo-nos sobre a areia fina e quente e contemplamos a beleza daquele mar.






Outra atração da Serra é o Convento da Arrábida que fica escondido entre as árvores da vertente sul da serra, virada para o mar. Esta construção do século XVI foi outrora um mosteiro franciscano. As cinco torres redondas sobre a falésia foram talvez usadas para meditação solitária.

Do parque de merendas da Serra podemos ainda observar Troia e a sua agitação.



A Serra da Arrábida é de tal forma irresistível que acabamos por passar todo o dia a respirar o ar puro do mar e da serra até o sol se pôr e contemplarmos uma paisagem encantadora.




Toda esta beleza inspira tranquilidade e convida à meditação.


Sem comentários:

Enviar um comentário