12 de janeiro de 2012

Nazaré


Nazaré pertence ao distrito de Leiria. Esta é uma típica vila de pescadores rodeada de enormes penhascos, considerada um dos destinos turísticos do País.



As primeiras referências sobre a pesca na Nazaré datam de 1643, no entanto, só no final de setecentos a população se começou a fixar no areal. Os pescadores habitavam, sobretudo, nas partes altas - Sítio e Pederneira - dado que os constantes ataques dos piratas argelinos e holandeses tornavam o areal pouco seguro.



Porém só no séc. XIX a Nazaré conhece o primeiro surto de desenvolvimento, quando os pescadores de Ílhavo, Buarcos, Quiaios, Aveiro e Lavos procuram a Nazaré para pescar e construir as suas embarcações para a faina. A partir dai um surto de desenvolvimento acontece, mas é quebrado pelas Invasões Francesas que saqueiam e incendeiam armazéns, instalações de serviços, casas e até residências dos que vinham a banhos para a praia.

A Nazaré começou a ser conhecida e procurada, como praia de banhos, em meados do século XIX. A sua beleza natural e tipicismo desde sempre atraíram os visitantes. A pesca, a transformação do pescado e a sua venda, foram ao longo de quase todo o século XX, as principais atividades da população.

Iniciamos a nossa visita a Nazaré realizando um passeio pelo aprazível paredão junto à praia, onde encontramos locais albergando os típicos trajes desta vila, os pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres com sete saiotes, muitas vezes executando as típicas tarefas piscatórias da região: a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal. 








Em seguida dirigimo-nos para o ascensor, também chamado de Elevador e realizamos uma agradável viagem de cerca de 110 metros até o topo da vila - o Sítio.  



No Sítio encontra-se o Miradouro do Sunerco, um miradouro com uma vista soberba sobre a imensidão do mar e das vilas. 





 Este é um local muito visitado por peregrinos, onde se encontra também a Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, o Hospital, o Terreiro da Romaria e o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso e o Forte de S. Miguel Arcanjo, do século XVII, onde está instalado o farol.

O Santuário de Nossa Senhora da Nazaré guarda no seu interior a Sagrada imagem de Nossa Senhora da Nazaré, uma Virgem Negra, esculpida em madeira, trazida de Mérida para este Sítio, no ano de 711.




Outro local emblemático é a Ermida da Memória, onde segundo a lenda N.ª Sra. da Nazaré salvou a vida a D. Fuas Roupinho, em 1182, ergue-se a pequena Ermida mandada construir, em ação de graças, pelo nobre cavaleiro.

Outra das atrações desta vila são as extensas praias. No extremo oposto da praia, encontra-se a Pederneira, que foi durante os séculos XII e XIV um porto de mar, onde existiu um dos estaleiros mais ativos do reino de Portugal.

A Praia da Nazaré é de origem relativamente recente, pois ainda no século XVII o mar vinha bater nos contrafortes da Serra da Pederneira, cobrindo toda a área hoje ocupada pela praia e pelo seu casario. As rápidas transformações geológicas ocorridas ao longo desse século provocaram o recuo do mar e o assoreamento da área, deixando a descoberto a formosa enseada.



 Na Vila existem outros monumentos dignos de registo, como o Pelourinho, o edifício dos Paços de Concelho e a Igreja Matriz da Nossa Senhora das Areias do século XVI e a Igreja da Misericórdia do século XVII.

No que se refere à gastronomia local, não perdemos a oportunidade de nos sentarmos num restaurante e deliciarmo-nos com os pratos regionais, como a sopa de Peixe, a Caldeirada à Nazarena, e o Arroz de Peixe ou Arroz de Marisco entre outras iguarias.

Uma praia aparatosa localizada na própria vila, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais.


Sem comentários:

Enviar um comentário