5 de janeiro de 2012

Cascais


Situado entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra, o concelho de Cascais, pertencente ao distrito de Lisboa foi, desde sempre um importante centro turístico, tendo recebido durante e depois da II Guerra Mundial um elevado número de refugiados e exilados.

Na segunda metade do século XII Cascais era uma pequena aldeia de pescadores e lavradores e daí parece derivar o topónimo Cascais, plural de cascal (monte de cascas), o que se deve relacionar com a abundância de moluscos marinhos aí existentes.

A melhor maneira de apreciar toda a beleza da orla costeira de Cascais é fazendo um passeio à "beira mar", deste modo iniciamos a nossa visita com uma caminhada ao longo do "paredão". Neste passeio passamos por várias praias, que são atração desta bela cidade, entre elas a Praia da Ribeira. 








Em seguida dirigimo-nos ao centro de Cascais uma antiga e pitoresca vila de pescadores, com pequenas praias urbanas de onde se avistam os barcos de pescadores. Visitamos o seu centro histórico e as suas ruelas típicas e pitorescas. Do Largo 5 de Outubro, onde se encontra o antigo palácio dos Condes da Guarda, hoje edifício dos Paços do Concelho apreciamos a beleza da Baía de Cascais. 





 Posteriormente continuamos o passeio até à marina passando pela Cidadela e pelo Centro Cultural antigo convento da Nª. Sra. da Piedade datado do Século. XVI.


 
Numa perspectiva museológica, o concelho de cascais apresenta uma vasta lista de locais que valem a pena visitar. É o caso do Museu do Mar e do Museu Condes de Castro Guimarães.



Ao longo do passeio pela cidade encontramos palácios antigos e luxuosas casas, cuja arquitectura é simplesmente magnífica e digna de ser apreciada com atenção. Como é o exemplo da casa Seixas, de construção do início do século XX, edificada sobre o antigo forte de S. Catarina, ou Baluarte da Foz, da qual que se pode ainda ver os restos da muralha original, quando observamos o edifício a partir do pontão em frente. Funciona hoje como messe de oficiais da Marinha, tendo mantido grande parte da beleza e fausto no seu interior. É um dos mais emblemáticos edifícios existentes em Cascais. De realçar os elementos decorativos, com temas ligados ao mar, onde não falta uma caravela que se destaca do edifício. 



Também paramos no Forte de S. Jorge, reaberto em Dezembro de 2000, foi, em tempos, uma das estruturas defensivas mais importantes da costa de Lisboa e é hoje um museu militar. A fachada principal foi reconstruída com base em documentos que datam de 1796 e algumas das divisões do forte escolhidas para retratar cenas do que seria a vida quotidiana da época.




Continuando o nosso percurso pela cidade deparamo-nos com o Museu Farol de Santa Marta. 



 Por fim, já cansados da caminhada pela cidade de Cascais, paramos no jardim central da cidade onde desfrutamos de sombras frescas e de uma bela paisagem.     






No que se refere à gastronomia local com o mar aos pés, Cascais pode orgulhar-se da sua excelente gastronomia baseada nos pratos de marisco e peixe fresco.

Em suma, esta cidade sacia as expetativas dos visitantes contribuindo para o regresso dos mesmos.


Sem comentários:

Enviar um comentário