2 de janeiro de 2012

Jardim oriental Buddha Eden



O Buddha Eden Garden é um jardim idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, na quinta dos Loridos perto do Bombarral.

O Jardim Oriental Buddha Eden, tem uma área de 35 hectares, onde constam cerca de 6 mil toneladas de estátuas. Esta espaço encanta os visitantes e espelha calma e paz de espírito.





A decisão de construir este jardim veio na sequência da destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, no Afeganistão em 2001 pelo regime talibã. Estas estátuas de Buda eram umas das mais importantes da região e classificadas como património da humanidade pela Unesco, mas nem isso chegou para travar a intolerância religiosa deste grupo radical islâmico. Assim, este pretende ser um espaço aberto a todas as pessoas independentemente da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social e ser um lugar de promoção da paz e tolerância.




A visita ao espaço é livre e gratuita. Como o parque se estende por uma área muito grande há mini-comboios para facilitar o acesso aos locais.

As duas principais atrações são a estátua gigante de Buda deitado, com 15 metros, e os coloridos exércitos de soldados de terracota, inspirados nos guerreiros de Xian na China. Parte dos soldados encontram-se muito danificados, devido à falta de civismo dos visitantes, que mesmo tendo conhecimento que não devem tocar nas estátuas fazem-no e ainda incentivam os filhos a fazê-lo, desrespeitando as normas do local.









Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente espalhadas pela propriedade, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito. Os 700 soldados de terracota são pintados à mão e cada um deles é único, encontrando-se alguns enterrados há 2.200 anos atrás durante a dinastia chinesa do imperador Qin. No lago central é possível observar os peixes KOI, e os dragões esculpidos que se erguem da água. A escadaria central é o ponto principal do jardim, onde os budas dourados recebem os visitantes.










O jardim é, sem dúvida, um local para meditar e para observar os ideais que norteiam o budismo, como por exemplo a busca pela sabedoria, o comportamento ético, a disciplina mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário