17 de janeiro de 2012

Penela


Penela pertence ao distrito de Coimbra e foi fundada ainda antes da nacionalidade, teve o seu primeiro foral em Julho de 1137, concedido por D. Afonso Henriques, sendo portanto um dos Municípios mais antigos do País. A este facto (concessão do Foral) não terá sido alheia a grande importância estratégica de Penela no contexto da reconquista.



Etimologicamente, o termo Penela, é, segundo o antiquário Santa Rosa de Viterbo, diminutivo de Peña, Pena ou penha, e significava na Baixa Latinidade, o cabeço, monte ou rochedo.

Tendo em atenção estudos feitos aos vestígios existentes, é de crer que na origem do Castelo de Penela estivesse um Castro lusitano posteriormente aproveitado pelos Romanos aquando da sua conquista, no século I A. C.



A marcar a história desta vila de importante legado patrimonial e singular beleza, está o seu Castelo, de onde se tem um fantástico panorama sobre a paisagem circundante, nomeadamente a pitoresca vila e as encostas densamente arborizadas da Serra da Lousã.




A construção do castelo data do séc. XI, apesar do que hoje se pode ver do Castelo remontar somente aos Séculos XIV e XV. Este castelo além da Porta da Vila tem uma outra porta, a que chamam, a da Traição ou dos Campos, que apresenta uma abertura dupla em cotovelo, integrada numa torre, o que denota a influência da tradição muçulmana na fortificação portuguesa dos fins da Idade Média.




No seu interior tem a Igreja de São Miguel, cujas primeiras origens se prendem ao séc. XII. O templo que hoje se pode apreciar resulta de uma grande intervenção efetuada na segunda metade do séc. XVI.




Nos arredores de Penela ainda visitamos o Castelo do Germanelo, erguido por D. Afonso Henriques, entre 1140-1142, este castelo típico do período Dali avista-se uma paisagem deslumbrante sobre o vale do Rabaçal.

Outro monumento que se situa nos arredores da cidade e que tem interesse é o convento de Santo António que foi fundado em 1578, contudo, o conjunto das construções (igreja, área residencial e anexos) datam do séc. XVIII. Nas mãos de particulares desde 1834, ano em que a Ordem Franciscana foi extinta, está hoje em elevado estado de degradação.

Em seguida dirigimo-nos para o Monte de Vez, onde desfrutamos de uma paisagem deslumbrante. A existência de uma Capela e de um moinho de vento reconstruído são dois elementos que atribuem ao local uma beleza muito própria. Daqui avista-se uma grande parte da área do Concelho, avistando-se para além das Vilas de Penela e Espinhal o Castelo de Germanelo, e as Serras do Espinhal e do Rabaçal.



Por fim, visitamos uma aldeia típica, uma vez o concelho de Penela é rico em aldeias serranas com a sua arquitetura rural típica bem preservada. Deste modo, visitamos a aldeia Ferraria de S. João, na Freguesia da Cumieira.



A vila de Penela e o seu concelho estão rodeados de história, tradição e de beleza natural.


Sem comentários:

Enviar um comentário