10 de janeiro de 2012

Constância


Constância é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo.

O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1833, por intermédio da rainha D. Maria II que lhe deu o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e a sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete que não gostava.

Constância (então, designada pelo nome de Punhete) é conhecida por a “Vila Poema” por ter sido local de residência de Luís de Camões, que aqui escreveu alguns dos seus poemas líricos, por ocasião do seu desterro no Ribatejo.



O seu  património apresenta monumentos como a sobranceira Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, com o tecto pintado por José Malhôa, de onde se tem um idílico panorama, e outros como a Igreja da Misericórdia do século XVII, as Igrejas de Santo António e de São Julião, a Casa Memória de Camões, onde terá o Poeta vivido entre 1547 e 1550, o Pelourinho da vila (construído em 1821, em substituição ao que foi destruído durante as invasões francesas ), ou a Ponte Metálica sobre o rio Zêzere, importante obra de Gustavo Eiffel.



O que mais me fascina nesta vila são as casas que se vestem de branco e se erguem pela encosta acima, com a pureza dos rios a seus pés. Nas suas estreitas ruas de branco respira-se história, alegradas por flores, cores e paz de espírito.









Constância é afamada também pelas suas festividades, como a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Páscoa, quando a vila se enfeita de papéis coloridos, tasquinhas e animação pelas ruas.
Igualmente famosas são as "Pomonas Camonianas", que têm lugar anualmente a 10 de Junho, retratando a época medieval, prestando toda a vila homenagem a Luís de Camões.

A gastronomia local é uma tentação, deliciamos com os secretos de porco preto e com os doces regionais. Aconselho o restaurante D. José Pinhão, instalado numa casa popular do Séc. XVIII. No primeiro piso funciona uma adega regional, sendo que o segundo se destina à sala de refeições, onde se serve uma ementa variada com pratos regionais. Também aconselho o restaurante café da Praça, que se encontra muito bem localizado e tem uma ementa bastante variada.

No que se refere a alojamento sugiro a Casa João Chagas, que está instalada em dois edifícios do século XIX situados no centro histórico de Constância, estes foram convertidos numa pensão familiar.

Considero que Constância prende o visitante, já visitei esta vila várias vezes, numa delas fiquei hospedada 3 noites no seu centro histórico, quando estava previsto ficar apenas uma noite. Sinto que este local tem garras que me prendem aos momentos aqui vividos.


1 comentário:

  1. Bom dia,
    Permita-,e uma pequena correcção: O actual nome foi atribuido por Decreto Real de D. Maria II em 7 de Dezembro de 1836.
    Foi mais devido à constância do amor do então ministro do Reino - Passos Manuel por D. Gervásia Falcão - familia mais tradicionalista e a dele mais liberal - que D. Maria II denominou esta vila como Notável Vila da Constância.
    Mas também poderia ter sido devido à influência do marido o rei D. Fernando Cobourg Gotha que nasceu junto ao lago Constance na Austria.

    Nota: Quando quiser voltar a esta vila, escolha primeiro a Casinha onde ficar: www.casinhasconstancia.com

    ResponderEliminar