11 de janeiro de 2012

Fátima


Fátima é uma cidade do concelho de Ourém, distrito de Santarém. É conhecida mundialmente pelo facto de que, em 13 de maio de 1917, a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos, na forma de Nossa Senhora de Fátima.



Antigamente era conhecida por freguesia da Serra, o seu nome foi modificado pelo papa João Paulo II a 13 de Maio de 1984.

O santuário de Fátima é considerado o «Altar do Mundo», um local de reencontro com a Fé. Famoso centro de peregrinação e Cristandade é um dos locais mais importantes do culto mariano. Aqui se comemoram de Maio a Outubro as Aparições de 1917, de Nossa Senhora aos três Pastorinhos (Lúcia, e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto), no lugar da Cova da Iria. Anualmente mais de cinco milhões de visitantes, de todos os países se deslocam a este santuário.





No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido aos pastorinhos que rezassem o terço todos os dias, conversão, e penitência. Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma capela naquele lugar, que atualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já uma basílica e uma grande igreja, aumentando assim a capacidade de acolhimento de peregrinos em recinto coberto.

O Santuário é composto principalmente pela Capelinha das Aparições, o Recinto/Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007.

A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco. Ergue-se no local onde os Pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D. Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.




Os túmulos dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto encontram-se nesta Basílica. 



A Igreja da Santíssima Trindade, ou como é mais conhecida, a "Nova Basílica" de Fátima, da autoria do arquitecto grego Alexandros Tombazis, tem apelos a uma mística contemplativa, é um local muito amplo, que alberga cerca de 5000 pessoas, sem nenhum pilar no meio do espaço de visibilidade, e tem uma imensidão que também funciona como sinal espiritual.



Debaixo da Igreja existem algumas capelas, onde os grupos de peregrinos podem recorrer ao Sacramento da Reconciliação e recolher-se em oração, a Capela da Morte de Jesus, a Capela da Ressurreição e a Capela do Santíssimo Sacramento.




O edifício tem doze portas laterais dedicadas aos Apóstolos, em bronze, e a porta central, de 64 metros quadrados, que representa Cristo. A Cruz Alta encontra-se na parte de fora, estrutura concebida pelo escultor alemão Robert Schad. No altar da Igreja da Santíssima Trindade encontra-se um crucifixo de 7,5 metros, da autoria da irlandesa Catherine Green.

Uma das peças com maior impacto é a parede de fundo do altar, com mais de 500 metros quadrados, que inclui vários desenhos de inspiração ortodoxa sobre folha de ouro em relevo da autoria do esloveno Marko Ivan Rupnik.



Quando visitamos Fátima não ficamos apenas pelo santuário, mas também realizamos a via-sacra e o Calvário.




Também visitamos os Valinhos e o local do anjo, local da quarta aparição de Nossa Senhora, em 19 de Agosto de 1917, assinalado por um monumento. 




Outra das atrações de Fátima é a Casa de Francisco e Jacinta Marto e a casa de Lúcia dos Santos, localizadas em Aljustrel.

Fizemos questão de visitar este local e passear pela vila de Aljustrel, entramos nas casas dos pastorinhos e sentimo-nos mais próximos da realidade vivida por estas crianças. 





Lúcia de Jesus dos Santos tinha 10 anos quando testemunhou as aparições de Nossa Senhora de Fátima, Francisco Marto tinha 9 anos e Jacinta Marto tinha 7 anos. Lúcia morreu aos 98 anos, Francisco aos 10 anos vitima de uma gripe que se agravou e lhe afetou os pulmões e Jacinta com 10 anos, vitima de tuberculose.

Na casa de Lúcia visitamos o poço dos pastorinhos (Poço do Arneiro): ao fundo do quintal da casa, o poço, onde o "Anjo da Paz" ou "Anjo de Portugal", apareceu pela segunda vez (Verão de 1916).

Também visitamos a Casa-museu de Aljustrel: junto à Casa de Lúcia. Pertenceu a Maria Rosa, sua madrinha de baptismo. É um local de interesse, pois pretende mostrar como era a vida familiar, na época das aparições.

Na cidade ainda podemos visitar o Museu de Cera de Fátima, o Museu Aparições e o Museu de Arte Sacra.

Foram várias as visitas que realizei ao santuário de Fátima, normalmente uma vez por ano faço questão de assistir à missa das 11h e presenciar a crença evidenciada pelas multidões que oram neste santuário, sentindo a energia exalada da fé presente no local, que contribui para a minha serenidade interior.

Independentemente das crenças religiosas considero este local mágico, uma vez que toda a energia que se sente e se vive neste espaço é assimilada pela nossa alma e é espelhada em paz de espirito.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário