14 de janeiro de 2012

Penacova


Penacova é uma vila portuguesa no distrito de Coimbra, situada num local de grande beleza natural, bem na margem direita do bonito rio Mondego, no alto de um ponto rochoso (a “Penha”), e rodeada pelas luxuriantes Serras do Buçado e do Roxo.

As origens embora remotas são pouco claras, supondo-se que a povoação terá se desenvolvido de um Castelo, provavelmente construído no século IX ou X que foi provavelmente um baluarte Cristão nas lutas contra os Muçulmanos.

As paisagens são, de facto, a mais-valia da região, assim não deixamos de apreciar os pontos de visita interessantes, como o Miradouro Raúl Lino dispondo de uma magnífica vista sobre o fantástico Rio Mondego, e o miradouro Penedo de Castro, que surpreende pela imponência da parede granítica propícia à prática de escalada e rappel e pelas vistas magníficas sobre o Vale do Mondego.





Junto aos Rios Alva e Mondego, a diversidade paisagística, proporciona aos visitantes vistas panorâmicas e espaços de lazer de beleza única.

Ao longo do Rio Alva, espaços de beleza particular, surpreendem quem pretende um contacto mais próximo com a limpidez das águas e o verde da paisagem. Os espaços de lazer da Lapa, Vimieiro, Cornicovo, Maria "Delegada" e Vale da Chã permitem desfrutar a Natureza e, simultaneamente, descobrir pequenos açudes, levadas, Rodas e Azenhas. Todos os espaços possuem parque de merendas e, no caso dos espaços de lazer do Vimieiro e de Vale da Chã, existem Restaurante e Bar de apoio, respetivamente.

Em Penacova também visitamos o seu Património, como a Igreja Matriz do século XVI, as Capelas de São João (século XVI) e a de Santo António (século XVII), o Pelourinho da Vila e a Quinta da Ribeira.      

A Igreja Matriz de Penacova foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção. O atual edifício data quase todo da grande reforma da segunda metade do século XVI. Tem várias capelas no estilo do maneirismo coimbrão, dignas de interesse. Na sacristia guarda-se uma lápide romana do século I que atesta o povoamento e romanização da vila nesta época.

O Pelourinho de Penacova encontra-se hoje transformado em cruzeiro. Situa-se junto ao local do antigo castelo, tendo na sua base algumas pedras medievais, dele procedentes. O castelo, que deveria ter sido construído nos séculos IX-X, desapareceu por completo. Foi um baluarte cristão nas lutas contra os muçulmanos devendo ter sofrido alguns reveses, pelo que a vila acabou por ter que ser repovoada por D. Sancho I que lhe deu foral em 1192.

O Concelho de Penacova possui atualmente um dos maiores núcleos molinológicos do país, encontrando-se espalhados pelos Lugares da Atalhada, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira, 19 moinhos de vento em atividade ou em condições de funcionar, bem como 18 azenhas instaladas nos cursos do Mondego e do Alva e nas muitas ribeiras que correm no concelho.




Como fico deslumbrada com moinhos de vento visitamos alguns moinhos situados nos longos montes verdejantes.






Uma das atrações do concelho de Penacova é o Mosteiro do Lorvão, situado a cerca de 7km da vila de Penacova.



No Posto de Turismo foi-nos recomendada a visita a este Mosteiro, deste modo rumamos para a freguesia de Lorvão de forma a visitarmos este monumento Nacional.

O Mosteiro do Lorvão é um dos mais antigos Mosteiro da Europa, uma vez que, segundo algumas teorias, a sua fundação remonta a meados do século VI. Outros estudos afirmam que a sua fundação terá sido depois da reconquista Cristã de Coimbra, em 878.
De facto, os primeiros documentos conhecidos relativos ao Mosteiro de Lorvão datam de 878 e são testemunho da existência de uma comunidade que desempenhou um papel de relevo no repovoamento desta região.




Por volta do ano de 1200, o Mosteiro foi reformado para a Ordem de Cister, por D. Teresa, filha de D. Sancho I, passando para congregação feminina, encontrando-se na Capela-Mor da igreja os seus restos mortais.
Com a crise gerada pela Revolução Liberal do Porto de 1820, a comunidade acabou por decair, dando início à espoliação de todas as riquezas acumuladas durante séculos, deixando as últimas freiras de Lorvão na mais degradante miséria.


Realizamos uma visita guiada os Mosteiro onde percorremos o seu Museu, situado na Sala do Capítulo, com uma importante coleção de pintura, cerâmica, mobiliário e tapeçaria dos séculos XVII e XVIII.




O claustro de traça renascentista é ladeado por 13 capelas, atualmente despojadas, construídas no decorrer do século XVII.




Nas instalações do antigo Convento funciona hoje em dia um Hospital Psiquiátrico.

Lorvão é também conhecido pelos deliciosos doces conventuais originários deste Mosteiro, existindo pastelarias próximas que ainda os comercializam, e também célebre pela produção dos “Palitos”, feitos originariamente pelas freiras para decorar os bolos e os doces, e posteriormente passaram a ser produzidos pelas criadas e, assim se divulgaram na população e povoações vizinhas.

Penacova está inserida numa área de rara beleza, com montanhas de média altitude, grande biodiversidade, vales correspondentes aos rios Mondego e Alva, proporcionando um panorama deslumbrante ao longo do Vale do Mondego.

Sem comentários:

Enviar um comentário