2 de janeiro de 2012

Batalha



A Batalha situa-se no distrito de Leiria, esta foi elevada a Vila pelo Rei D. Manuel I.

Esta cidade foi palco de grandes momentos históricos, desde a presença romana até às lutas decisivas pela independência, deixando um incontornável património cultural.

A colossal atração da cidade é o Mosteiro da Batalha, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, este monumento nacional foi mandado construir pelo Rei D. João I como sinal de gratidão à Virgem Maria pela vitória de Portugal frente a Castela na Batalha de Aljubarrota. É uma das maiores jóias arquitectónicas Portuguesas, e também o símbolo mais marcante da Dinastia de Avis. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, este edifício único foi erguido em 1388 e é tido como o exemplo máximo da arquitectura Gótica no país. A sua construção decorreu do período final do Gótico, onde assistimos ao nascimento do importante estilo Manuelino que daqui irradiou para todo o país. No portal do Mosteiro, admiramos as representações dos Apóstolos, de Profetas, Anjos e Jesus Cristo rodeado pelos quatro Evangelistas. Também visitamos os túmulos do Rei D. João I, de D. Filipa de Lencastre e dos seus filhos situados na Capela do Fundador. Contemplamos os belos vitrais ilustrando cenas bíblicas como “A Visitação de Nossa Senhora”, a “Adoração dos Magos”, a “Fuga para o Egipto” e “A Ressurreição de Cristo” que adornam o interior do mosteiro, enquanto no exterior observamos as típicas gárgulas.









O local do mosteiro que mais me surpreendeu foi o Panteão de D. Duarte também conhecido como Capelas imperfeitas ou inacabadas, estas foram mandadas construir no reinado de D. Duarte, segundo o projeto do Mestre Huguet. Em 1438 morrem ambos, e as obras continuam durante os reinados de D. Pedro e D. Afonso. São retomadas com D. Manuel, mas em 1516 é abandonada a obra.

Nas capelas foi dado um acabamento posterior e mais cuidado à que se destinava a receber o mausoléu de D. João II e D. Leonor, tendo as obras sido patrocinadas pela rainha. A decoração deste trecho atinge proporções verdadeiramente admiráveis, sendo um exemplo único no gótico português. Como já referi em vários post’s adoro a arquitetura gótica e este mosteiro é, sem dúvida, um dos mais belos exemplos dessa arquitetura de todo o país.





Aproveitamos o ambiente histórico que circunda o mosteiro e sentamo-nos numa esplanada a apreciar a beleza dos pormenores góticos e a Estátua Equestre de São Nuno de Santa Maria.



O Concelho da Batalha oferece um amplo património, quer a nível paisagístico, quer monumental e artístico.

Sem comentários:

Enviar um comentário