14 de maio de 2012

Valongo


Valongo é uma cidade do distrito do Porto. A criação do concelho de Valongo remonta ao ano de 1836 e ocorre no contexto da reforma administrativa do País, compreendida no reinado de D. Maria II. Contudo, a ocupação humana desta região é muito anterior à romanização.

Atendendo às características geo-morfológicas do território do atual concelho, Valongo apresenta uma grande riqueza geológica e paleontológica – factos que têm interessado particularmente os meios universitários. A sua evolução histórica enquadra-se, com maior ou menor especificidade, no devir histórico da sua envolvente.

A pluralidade de espaços repartidos entre o vale e a serra, a abundância de água garantida pelos cursos dos Rios Leça e Ferreira e a riqueza do seu subsolo, terão facilitado a fixação de povos desde épocas remotas. Vestígios toponímicos como “Evanta”, “Monte da Mamoa”, “Mamoa do Piolho” e outros, atestam a existência de monumentos funerários inerentes à ocupação destas zonas no período Neolítico.

Uma ocupação mais tardia corresponde às civilizações castrejas da Idade do Ferro, localizadas nas Serras de Stª. Justa e Pias. Estão aí referenciados três castros: Alto do Castro; Castro de Pias e Castro de Couce. Povoados primitivos posteriormente ocupados pelos Romanos. É muito significativa a ocupação romana desta área. Repare-se que o próprio topónimo que a designa teve origem nas palavras latinas Vallis Longus.

Os pólos mais importantes são as cidades de Ermesinde e de Alfena, as duas freguesias mais populosas do concelho. Desde há séculos acontece na freguesia de Sobrado, uma importantíssima festa no dia de S. João, a festa dos Bugios ou Bugiadas, onde entram em exibição, em danças singulares, fantásticas máscaras representando mouros e cristãos. Atualmente candidata a Património Cultural da Humanidade.

Em Ermesinde podemos encontrar o Fórum Cultural que nasceu da A “Fábrica da Telha” como era vulgarmente designada, e foi inaugurado a 18 de Maio de 2001. A fábrica foi fundada e iniciou a sua atividade em 1910 sob a designação de Empresa Industrial de Ermesinde, dedicando-se ao fabrico da telha tipo marselha e tijolo vulgar. Nos anos 20 atingiu grande prosperidade. Esta atividade foi crescendo e novos parceiros foram associados dando origem a um excelente exemplo da arquitetura industrial do início do século.




No centro de Ermesinde encontramos a igreja matriz que veio substituir a igreja matriz antiga, demolida em 1968 e foi inaugurada em 1981 por D. António Ferreira Gomes. Feita em betão armado, obedece a uma estética moderna, tanto no exterior como no interior. Orago: S. Lourenço.

Ainda em Ermesinde encontra-se a Igreja Santa Rita, que começou a ser construída na segunda metade do séc. XVIII, a primeira pedra foi colocada em 1749. É de estilo barroco. No interior da Igreja, destaca-se a excelente talha dourada nas capelas laterais, no altar-mor e na estatuária religiosa.




Em Valongo podemos usufruir da natureza dando um passeio pela Serra de Santa Justa, esta faz parte de uma vasta zona florestal na qual se incluem também as Serras de Pias e de Castiçal, abrangendo os concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes.




No alto da serra encontramos a Capela de Santa Justa e podemos desfrutar de uma bela vista para Valongo e arredores.



Ainda na Serra de Santa Justa podemos encontrar o sanatório de Valongo, é mais uma unidade hospitalar abandonada que testemunha o flagelo que foi a tuberculose em Portugal. Este foi traçado por Júlio José de Brito, construído em 1932 como uma obra do Estado Novo, tendo depois sofrido obras de ampliação que terminaram em 1958.



No auge da sua laboração chegou a albergar mais de três centenas de doentes e contava na sua estrutura, com capela, escola e um edifício de lavandaria.



Hoje em dia encontra muito degradado e serve e cenário para jogos de paintball.

No centro da cidade encontramos a igreja matriz, que foi construída no local em que se encontrava a antiga, demolida por estar arruinada. A sua construção foi autorizada por D. João VI, e data de 1793.



A cidade de Valongo é rica em tradições e terra de ótimos sabores.

O doce branco de Sobrado, os biscoitos, o pudim de pão, as sopas secas, o pão e a regueifa (seu ex-libris) são alguns dos paladares que aqui podem ser degustados, complementados pelas deliciosas receitas típicas da gastronomia nortenha.

No que se refere à restauração sugiro os seguintes restaurantes situados no concelho de Valongo: A regional Valonguense, Barriga dos Frades, Churrasco e Companhia, O sino, Porca Gorda e o trombinhas.

Concluindo, Valongo é terra de tradições e de gente calorosa e acolhedora.

Sem comentários:

Enviar um comentário