9 de maio de 2012

Numão



Numão é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Foz Côa. Esta é uma população muito antiga, provavelmente habitada por povos celtas antes da romanização.

Do período romano, subsistem vários monumentos, nomeadamente fontes, a ponte sobre a ribeira Teja, Inscrições, e as colunas do fórum romano situadas no castelo.

O castelo supõe-se, ser de origem muçulmana, todavia esta região foi habitada por povos que remontam à época dos lusitanos e posteriormente romanizada.

A reconquista pelas forças cristãs deverá ter ocorrido por volta de 1055, passando a integrar o território português com a independência, declarada em 1139, por D. Afonso Henriques, que mandou reedificar o castelo, cujas obras se prolongam pelo reinado de D. Sancho I.



Este tem uma igreja românica, uma cisterna, e as muralhas com seis torres, que foram reconstruídas na época medieval e nos anos 50 do século passado.




Podem ainda ver-se numerosas sepulturas antropomórficas, dentro e fora do castelo.

Nos mapas medievais a população designa-se Nonian, obteve o primeiro foral ainda antes da independência de Portugal, e obteve novo foral na época Manuelina, foi vila até ao século XVIII.

Na Arquitetura Religiosa, saliente-se a Igreja Matriz dos séculos XVI-XVII e de traça românica, a Capela de Santa Teresa datada de 1710, a Capela de Santa Eufémia, do século XVI, recentemente descaracterizada.





O ex-libris desta freguesia não é apenas o seu castelo, mas também a paisagem envolvente e os miradouros.

Visitamos o Miradouro do Arnozelo, debruçado sobre o Douro, um dos mais impressionantes cenários durienses, onde a beleza e o silêncio se completam.



Em suma, Numão é uma freguesia com uma História rica, com um auge assinalável em plena Idade Média.


Sem comentários:

Enviar um comentário