10 de abril de 2012

Vinhais


Vinhais pertence ao distrito de Bragança, as origens da vila tem levantado muitas interrogações. É certo que a sua ocupação humana data de tempos ancestrais, como o comprovam os diversos vestígios arqueológicos existentes no seu termo, destacando-se o castro da Ciradelha, povoado proto-histórico, fortificado de grandes dimensões.

Com datação anterior à Idade do Ferro o povoado do Castrilhão, localiza-se no termo de Rio de Fornos. Aqui foram encontradas, durante escavações arqueológicas, pontas de setas talhadas em xisto e quartzo com datação anterior ao calcolítico.

A partir do século I / II d.C., estes povoados fortificados foram perdendo a sua importância. A necessidade de terrenos mais férteis fez com que as populações se deslocassem do cimo dos montes para os vales onde havia melhores terrenos agrícolas.

A vila de Vinhais aparece referenciada no século XIII, como região, onde terão passado diversas civilizações, como a Romana, passando por aqui uma importante estrada militar que ligava Braga a Astorga. Suevos, Visigodos e Mouros por aqui passaram, tendo sido Vinhais repovoada na época da dominação dos reis de Castela e Leão.

Esta vila possui um interessante património histórico e arquitetónico, sendo de destacar os seguintes elementos: Muralha do Castelo de Vinhais, Igreja de S. Facundo, Convento de S. Francisco de Assis, Convento de Santa Clara, Pelourinho de Vinhais, entre outros monumentos que nos cruzamos no passeio realizado pela vila. 







O Castelo de Vinhais foi, provavelmente, construído no reinado de D. Dinis, depois de algumas tentativas dos reis que o antecederam, de estabelecerem uma fortificação naquela zona, atualmente encontra-se em ruinas, contudo considero uma aração local. 







Dentro das muralhas do castelo deparamo-nos com várias casas rurais e com arcadas e elementos representativos da época medieval.










Dentro do concelho de Vinhais também visitamos o Parque Biológico, toda a área envolvente é um local privilegiado em termos de fauna, flora e de geologia, uma vez que está inserido no Parque Natural de Montesinho.





A região de Vinhais é recheada por uma grande riqueza em atos e objetos artesanais e na gastronomia.
A cestaria, a tecelagem, os trabalhos em madeira e as máscaras, são exemplos do artesanato local.
A gastronomia é rica e variada, temos por exemplo o famoso fumeiro, com os seus enchidos, as trutas, o requeijão de Contim e Pinheiros, a manteiga de Travanca.

Considero Vinhais uma vila recatada, contudo repleta de atrações históricas.


Sem comentários:

Enviar um comentário