12 de abril de 2012

Vila Flor


Vila flor situa-se no distrito de Bragança, esta vila é considera a Capital do Azeite.

D. Dinis, Rei Poeta, aquando da sua passagem por este burgo até então denominado por "Póvoa d´Álem Sabor", ficara encantado e rendido à beleza da paisagem e, em 1286, carinhosamente a re-baptizou de "Vila Flor". Cerca de 1295, D. Dinis manda erguer, em seu redor, em jeito de proteção, uma cinta de muralhas com 5 portas ou arcos. Resta o Arco de D. Dinis, monumento de interesse público.

Da beleza natural da freguesia, destacam-se os vinhedos e olivais, assim como os fraguedos salpicados por pequenos ramos de giesta, urze e rosmaninho.




O património religioso e senhorial edificado, as paisagens e locais naturais de rara beleza, fazem com que a freguesia de Vila Flor ofereça diversos pontos de interesse dignos de visita. É o caso da famosa Fonte Romana, antiga Fonte do poço, uma fonte quinhentista, com quatro pilares e seis colunas jónicas que suportam uma cúpula de tijolo.




 Percorremos o seu centro histórico e deparamo-nos com a Rua Nova, uma das ruas mais antigas de Vila Flor, situando-se nas imediações do Arco de D. Dinis. Foi em tempos habitada pelos judeus, onde desenvolviam os seus negócios.






 Também visitamos o Solar dos Aguillares, exemplar raro de habitação senhorial dos primeiros donatários de Vila Flor, do século XII/XIV, é hoje o Museu Municipal, onde se exibem as coleções de pintura, de arqueologia e etnografia, artesanato africano, arte sacra, numismática e medalhística de Raul Sá Correia.

Mesmo no centro da vila encontramos a Igreja Matriz, dedicada a S. Bartolomeu - o padroeiro - foi edificada em substituição de uma anterior que em 1708 foi demolida, é essencialmente barroca, sendo os altares colaterais em talha dourado século XVII, trazidos da Falperra, em Braga. Possui um painel de Manuel de Moura, pintor vilaflorense do século XIX.




No largo do Rossio observamos a Igreja da Misericórdia, no local onde existe agora esta igreja parece ter existido, quase desde o tempo da fundação da vila, uma capela.

Fora do centro da cidade, na freguesia de Freixiel, deparamo-nos com as Ruínas da capela de S. Domingos, um monumento bem degradado, mas situado no cerne de uma bela paisagem.



No campo paisagístico há a salientar o Monte de Nossa Senhora da Lapa, de onde se obtém uma surpreendente panorâmica.

A gastronomia do concelho de Vila Flor caracteriza-se pelas suas alheiras e enchidos, pelas alcaparras, a açorda de espargos, os milhos com carne de porco e também os peixinhos do rio.

Relativamente à doçaria, predominam o leite creme, a aletria com miolo de amêndoas, o arroz doce enfeitado com canela, as rabanadas cobertas com calda de açúcar, mas mais tradicionalmente com mel, as bolas de ovos e azeite, biscoitos da sertã, doce de abóbora com amêndoa e canela, e também os chamados bolos económicos.

Em suma, Vila flor é um local com história secular e um passado vasto e rico, envolto por belas paisagens.


Sem comentários:

Enviar um comentário