20 de abril de 2012

Vila Nova de Paiva



Vila Nova de Paiva é uma vila que pertence ao Distrito de Viseu.

A primitiva ocupação humana de Vila Nova de Paiva é de aproximadamente sete mil anos. Datam dessa era cerca de uma centena de túmulos monumentais – as antas ou dólmenes –, localmente conhecidas por orcas, que integram a tipologia de edifícios funerários comuns à fachada atlântica da Europa designados por megálitos.

Em Vila Nova de Paiva conhece-se um povoado deste período (que terá sido ocupado aproximadamente entre 950 a. C. e 800 a. C.

No nosso passeio por Vila Nova de Paiva iniciou-se pelo centro da cidade onde nos deparamos com o pelourinho e com as várias casas que marcam as características deste concelho.´




Mesmo no centro da cidade encontramos a Igreja matriz, uma igreja seiscentista em granito que foi construída sobre as ruínas de um templo românico. No interior destaca-se a talha dourada do altar-mor e os quadros do teto.



Depois de visitarmos o centro de Vila Nova de Paiva dirigimo-nos para algumas freguesias entre elas a freguesia de Alhais. O povoamento da área em que se integra esta freguesia remonta à época pré-histórica, como o atestam os vestígios arqueológicos. É o caso do Dólmen de Aboleiro, datado do período Neolítico.

Nesta freguesia visitamos a igreja Matriz e os elementos característicos da ruralidade deste local. 






Também visitamos outras freguesias como Vila Cova à Coelheira e a aldeia da Lousadela na freguesia de Queiriga, que irei descrever em próximos post’s.

No que se refere à gastronomia local, como pratos típicos temos o javali, coelho guisado com carqueja, truta com molho de escabeche, carneiro ensopado, cabrito de caldeirada aos defumados de Pendilhe e doces – papas de relão, pão de ovos e cavacas na Páscoa e caldo de abóbora com leite.

Vila Nova de Paiva é uma vila pequena, mas com uma história milenar.



Sem comentários:

Enviar um comentário