12 de abril de 2012

Esposende


Esposende pertencente ao distrito de Braga, a cidade é designada como "um privilégio da natureza", visto que encontra-se entre o mar, o rio, a planície e entre o Monte de Faro.

A ocupação humana na área do atual Concelho de Esposende é muito antiga, havendo testemunhos arqueológicos que remontam a uma pré-história de que apenas restam os artefactos de pedra ou de cerâmica. As indústrias dos metais estão também presentes na arqueologia da região, e a ocupação romana é conhecida por via arqueológica e documental. Assim também para os reinos bárbaros e para a Idade Média.

A época das grandes navegações atlânticas foi significativa para Esposende, e os povos clamaram ao Rei, repetidas vezes, por privilégios que lhes tardavam em chegar. Por isso a data de 1572 tem tanto eco na memória coletiva de Esposende: D. Sebastião elevou a Vila o então “lugar”, criando o Município que hoje subsiste.             

À tradicional indústria da extração do sal, e à agricultura e pastorícias coevas, juntou-se, na era das navegações, a construção naval e o comércio marítimo. O ouro do Brasil também chegou a Esposende, e, mais tarde, daqui partiram alguns para regressarem depois como “brasileiros de torna viagem”. Não é de estranhar que a riqueza patrimonial tenha uma marca forte desses séculos, posteriores ao XVI.

Num concelho que concilia todas as vertentes da natureza, Esposende tem para oferecer extensos areais e dunas, pinhais e zonas florestais com núcleos de carvalhos, montes e arribas fósseis, rios e mar, tudo enquadrado num equilíbrio dinâmico e que permitem afirmar: “Esposende, um privilégio da natureza”.





Do alto do monte de São Lourenço ou da Senhora da Guia, poderemos apreciar o recorte marítimo da costa e o encanto das suas praias, a excelência das praias fluviais que marginam estes rios e o seu feliz encontro com a imensidão do Atlântico.

Ao longo do passeio pela cidade deparamo-nos com várias atrações como a Igreja Velha, onde se iniciou o original Banho Santo, uma das mais importantes romarias da península Ibérica ligadas aos benefícios da água do mar, em S. Bartolomeu de Mar, a Capela dos Mareantes, com o seu genuíno teto dos apóstolos, abóbada esculpida em talha policroma, na Igreja da Misericórdia em Esposende, o Forte de S. João Baptista, fortificação do séc. XVII, de traço Vauban na margem norte da foz do rio, onde atualmente se aloja o Farol de Esposende.
















Em Fão visitamos o Facho da Bonança, pequeno fortim de atalaia, tão importante na defesa da costa durante as Invasões Francesas e as Lutas Liberais, e a Capela da Senhora da Bonança, Virgem padroeira e protetora dos pescadores, que desde o mar da Afurada à vizinha Galiza aqui se refugiavam e pediam graças até meados do séc. XX, também em Fão, destacam-se nos sítios de interesse patrimonial a visitar.





Fora do centro da cidade, no monte São Lourenço, visitamos o castro de S. Lourenço, um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C. Desde o séc. II a.C. que as casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares. A área escavada mostrou a existência de núcleos habitacionais, os quais são frequentemente rodeados por lajeado. A defesa era assegurada por três muralhas.
Nos finais do séc. I a.C. assistiu-se a transformações que perduraram até ao séc. IV d.C., com todos os indícios de romanização.
Após um período de abandono o Monte de S. Lourenço volta a ser ocupado, por volta do séc. XIV quando é erguido um sistema defensivo, tipo pequeno castelo.




 Para além do aspeto histórico-arqueológico o Monte de S. Lourenço é um local de rara beleza paisagística. O Miradouro com vista para o Atlântico, permite a visão da orla costeira, onde se destacam pontos como a Póvoa de Varzim, o pinhal do Ofir ou mesmo os célebres "Cavalos de Fão".




A gastronomia de Esposende é igualmente rica, com grande influência marítima, com destaque para o robalo assado no forno, tainha, solha, lampreia e, claro, os mariscos frescos, tudo regado com o famoso vinho verde da região.

Concluindo, Esposende proporciona ao visitante um belo passeio pela natureza e pela história da cidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário