2 de abril de 2012

Vimioso


Vimioso (em mirandês Bimioso ou Bumioso) é uma vila que pertence ao distrito de Bragança.

Há indícios de povoamento pré-histórico em vários locais e castros existentes no termo de várias freguesias do concelho.

Com outros da região, os castelos de Algoso e Vimioso fizeram parte da linha de defesa da fronteira oriental do reino. Em Vimioso, além do castelo destruído no século XVIII, existia a torre da Atalaia de que ainda restam vestígios.

Em 1492, o concelho viu chegar grande afluência de judeus expulsos dos reinos de Leão e Castela. Depois de acamparem num local que conservou o nome de Cabanas, entre as atuais povoações de Caçarelhos e Vimioso, os judeus foram autorizados a estabelecerem-se em várias aldeias e vilas da região. Convertidos à força à religião católica, constituíram nessas localidades comunidades importantes que pouco se misturaram com o resto da população até meados do século XX. Os judeus – assim chamados até hoje – distinguiam-se dos lavradores pelos ofícios exercidos, ligados ao artesanato e comércio.

O século XVI e o início do século XVII constituíram um período de prosperidade para Vimioso e outras terras do Nordeste transmontano (Miranda do Douro, Outeiro, etc.). Em 1516, Vimioso foi elevada a vila por foral do rei D. Manuel.

Do seu património destaca-se a Igreja Matriz, o Pelourinho (Idade Média), Castros de Batoqueira e do Vale de S. Miguel.



A Igreja Matriz de Vimioso é um importante templo maneirista, edificado no século XVII, durante o período filipino. Tem como orago S. Vicente.



Para além de visitarmos o centro da vila também nos dirigimos à vila de Algoso, que pertence ao concelho de Vimioso, onde contemplamos o seu castelo ( pode ver a descrição dessa visita no seguinte post: http://poesiadosentidos.blogspot.pt/2011/10/algoso.html)

Relativamente à gastronomia, o fumeiro fabricado em todo o concelho é de grande qualidade. As alheiras ou tabafeias são excelentes, a chouriça, o salpicão, o butelo, o azedo, o chaviano, são especialidades muito apreciadas. A posta à mirandesa é outra das especialidades da região, na visita realizada a Vimioso, deliciamo-nos com uma bela posta.

Vimioso é uma vila tranquila que vale a pena ser visitada.



Sem comentários:

Enviar um comentário