2 de abril de 2012

Vila Nova de Cerveira



Vila Nova de Cerveira (conhecida frequentemente apenas por Cerveira) é uma vila do distrito de Viana do Castelo, debruçada sobre o Rio Minho que a separa da vila Espanhola de Góian.

A origem do nome Vila Nova de Cerveira tem duas possíveis explicações: poderá derivar de uma grande colónia de cervos que existia na região, ou poder-se-á referir ao primeiro Senhor de Cerveira que teve solar por estes sítios no tempo do Rei D. Sancho I.



A presença humana no território hoje correspondente ao concelho de Vila Nova de Cerveira remonta à pré-história. Entre os vários elementos detetados merece destaque o tesouro da sepultura da Quinta de Água Branca, cujo espólio está integrado no Museu Nacional de Arqueologia.
A grande expansão demográfica que está na base do povoamento atual deu-se durante o Câmbio de Era com a multiplicação do número de castros, já sob uma forte influência da romanização. O melhor exemplo deste movimento pode ser encontrado no Aro Arqueológico de Lovelhe, cuja ocupação se estende desde o séc. I A.C. ao séc. VII D.C.

 No entanto, o concelho de Vila Nova de Cerveira só começaria a ganhar expressão territorial aquando do processo de reconquista, após as invasões árabes, o que viria a ser enfatizado pela autonomização do Condado Portucalense, em 1096. É neste período que o Rio Minho assume definitivamente o seu papel de fronteira, forçando ao estabelecimento de pontos fortificados que balizassem e defendessem o curso do rio. Surgia assim as Terras de Cerveira, cujo castelo, localizado no sítio onde hoje podemos encontrar a escultura do cervo do mestre José Rodrigues, tinha por missão patrulhar e defender, fosse contra as investidas árabes, fosse contra as normandas, ou mais vulgarmente contra a vizinha Galiza.




Assim surgia a “Vila Nova” de Cerveira com a atribuição da Carta de Foral por D. Dinis, corria o ano de 1321, e a construção de um novo castelo, destinado a proteger a vila em desenvolvimento.

Iniciamos o nosso percurso pelo centro histórico onde passamos por várias casas brasonadas, fontes e pelourinho.






A casa brasonada que mais de destacou foi a Casa Verde, uma imponente construção apalaçada, do final do século XIX de estilo brasileiro. A fachada exterior está coberta por azulejos de tonalidade esverdeada e a platibanda recortada, coroada de cráteras em granito, com um guerreiro romano, em faiança branca a ocupar a parte central.



No centro da vila evidencia-se a igreja matriz dedicada a S. Cipriano, apresenta, na sua fábrica, planta de três naves, separadas por arcos formeiros assentes em grossas colunas toscanas, um arco triunfal de meio ponto, neoclássico, e uma capela mor relativamente exígua para as proporções da igreja. Em contrapartida, exibe um retábulo barroco de grande beleza, bem como outros laterais da mesma época. A fachada é de feição barroca, bastante imponente e abraçada por duas torres sineiras.




Também visitamos o Castelo de Vila Nova de Cerveira, que surgiu por volta de 1320, por vontade do monarca D. Dinis, com a finalidade de defender a recém criada povoação de Vila Nova de Cerveira.




Fora das muralhas contemplamos o belo rio Minho que se ajoelha aos pés do centro histórico da vila.






Em seguida visitamos o Forte de Lovelhe, especificamente construído e preparado para resistir às tentativas de união ibérica, acabaria por prestar outros relevantes serviços ao País, em especial nas Invasões Francesas.



A uns quilómetros da vila, bem lá no cimo situa-se o miradouro do Cervo, onde observamos a beleza desta localidade e da natureza envolvente.




 A escultura do Cervo, da autoria do escultor José Rodrigues, localiza-se no cimo de uma colina, denominada de Alto do Crasto e devido à sua localização, é um miradouro por excelência.




Surgiu como forma de homenagem ao símbolo da vila, num local onde em tempos idos, os veados cobriam as encostas férteis em pastos.

A caminho do cimo desta colina passamos por várias atrações naturais, desde lagos a montes verdejantes.




No que se refere à gastronomia da região esta é influenciada pela riqueza do Rio, que oferece também panoramas indescritíveis, e a oferta de restauração em Vila Nova de Cerveira é de qualidade, com destaque para pratos como a lampreia, o sável ou a muito apreciada tainha.

Em suma, Vila Nova de Cerveira é uma vila cuja beleza se destaca pelo ambiente bucólico das montanhas verdejantes e dos cursos de água que a protegem.



Sem comentários:

Enviar um comentário