20 de abril de 2011

Santa Maria da Feira



Santa Maria da Feira é uma cidade que pertence ao Distrito de Aveiro e está situada na região de Entre Douro e Vouga.
Esta é uma região de ocupação humana bem antiga, encontrando-se pelo território imensos vestígios como Castros e estações Luso-Romanas, como é o caso da cidade de “Lancóbriga“, considerada a antecessora da antiga cidade romano-cristã-portuguesa de Santa Maria da Feira. No início do século XI é erguido o Castelo, no lugar de um antigo Castro, e toda a povoação vai-se desenvolvendo ao seu redor. O Castelo vai ganhando imensa importância no decorrer dos tempos, e era o núcleo das Terras de Santa Maria, e dono de um famoso Mercado onde eram vendidos os mais importantes produtos, começando-se a chamar a este mercado “Feira”, denominação que se estendeu à povoação: "Vila da Feira”, nome este mantido até à década de 80 do século XX.





No reinado de D. Dinis este castelo foi palco das lutas entre o rei e seu filho, D. Afonso, em 1322, diferendo apaziguado pela Rainha Santa Isabel.
A actual arquitectura do castelo tem origem no reinado de D. Afonso V, por volta de 1448, pela mão do primeiro conde da Feira. No início do século XVIII um incêndio devastou esta residência senhorial, dando início a um longo período de abandono.
Classificado como Monumento Nacional é considerado como uma das obras emblemáticas da arquitectura medieval portuguesa.








Depois de visitarmos o Castelo seguimos para a bonita e setecentista Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia do século XVI, e percorremos o Centro Histórico da cidade.


Terra de férteis terrenos, possui nos arredores diversas e elegantes casas senhoriais e brasonadas dos grandes senhores agrícolas e comerciais da região, como são exemplo o Solar Condes de Fijô, a Casa da Portela ou a Quinta da Torre com os seus jardins românticos de grande beleza.

A região de Santa Maria da Feira está hoje em dia dotada de excelentes infra-estruturas como o “Europarque” (um centro de congressos com diversos eventos culturais), o “Visionarium” (um museu de ciência interactivo).

Repletos de história e de memórias, os espaços museológicos do concelho convidam a recuar no tempo e a experienciar. É assim no Museu do Papel Terras de Santa Maria, no Museu Convento dos Lóios e no Museu de Santa Maria de Lamas. Autêntico museu vivo, o Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico proporciona uma viagem pelo mundo selvagem das aves.

O Museu Convento dos Lóios é um espaço dedicado à História do concelho de Santa Maria da Feira e da região. Reabriu as portas ao público a 26 de Junho de 2009, depois de profundas obras de remodelação e adaptação a museu municipal. Tem como missão a salvaguarda, valorização e divulgação de testemunhos e memórias do passado como herança histórica e cultural, legados a gerações futuras.




O Museu do Papel está instalado num antigo engenho papeleiro fundado em 1822, a sua grande marca identificadora reside no facto de ser um museu manufactureiro e industrial em actividade, integrando um espaço de produção manual de papel – antigo Engenho da Lourença – e um espaço industrial – Casa da Máquina – onde se mostra o processo de fabrico em contínuo.


Apesar da proximidade a grandes centros urbanos, Santa Maria da Feira conserva uma tranquilidade ímpar, que convida a uma estadia mais prolongada. Nas Termas de S. Jorge, o visitante encontra o refúgio ideal para cuidar do corpo e da mente.

As Termas de S. Jorge estão vocacionadas para tratamentos de patologias músculo-esqueléticas, vias respiratórias e pele, associando os benefícios da hidroterapia a um espaço que convida ao repouso e ao equilíbrio global.

As festividades de Santa Maria da Feira são plenas de tradição e devoção, sendo as mais afamadas a Festa das Fogaceiras, anualmente a 20 de Janeiro, sendo o ponto alto o cortejo das “fogaceiras“, como são denominadas as raparigas que transportam à cabeça as «fogaças» (espécie de pão de trigo doce), e a grandiosa “Viagem Medieval”, onde toda a cidade parece viajar no tempo até ao Período Medieval e muitas actividades, animação e espectáculos acontecem, reunindo um largo número de visitantes.

Considero esta feira medieval imperdível, na medida que temos a oportunidade de viver momentos que nos conduzem para a época medieval e podemos fazer parte desses momentos, participando nas actividades.

Ritual a não perder é a degustação da tradicional Fogaça, ex-líbris da gastronomia regional e símbolo da secular Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do concelho.

Em suma, as atracções da cidade de Santa Maria da Feira conduzem-nos para a história, arte, ciência e proporcionam um bem-estar físico e psicológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário