26 de abril de 2011

Castelo Rodrigo - Aldeia Histórica de Portugal



Castelo Rodrigo é uma aldeia medieval, erguida no topo de uma colina isolada, a 820 metros de altitude, oferece uma esplêndida vista sobre os campos e serras em redor. Esta antiga vila fortificada, totalmente recuperada no âmbito do Programa de Recuperação de Aldeias Históricas, guarda vestígios de ocupação humana que remontam ao Paleolítico.



A história desta aldeia enraíza-se nas páginas do tempo, ao entrar pela porta do sol, senti que abraçava os antepassados embrenhados pelas ruas estreitas e repletas de vestígios históricos.



 Fazendo parte do programa das Aldeias Históricas, a sua monumentalidade está patente em todo a vila. O pelourinho, a cisterna, servida por duas portas, uma gótica e outra mourisca; a igreja matriz; a Igreja e Convento de St.ª M.ª de Aguiar, o relógio instalado sobre um antigo torreão são monumentos que tornam este local inesquecível. Já as ruínas do castelo revelam a raiva da população quando, no final do reinado de Filipe II, incendiou o antigo palácio de Cristóvão de Moura, um dos defensores da legitimidade espanhola por terras lusas.





O castelo tendo sofrido ao longo dos tempos, diversas reconstruções, nomeadamente quando em 1297, D. Dinis mandou restaurar os castelos desta região, tendo reedificado e repovoado Castelo Rodrigo “fazendo erigir um forte castelo, com alterosa torre de menagem, quadrangular, com seis janelas sacadas e uma poderosa cinta de muralhas apoiada em torreões semicirculares que ainda persistem, bem como três portas: a Porta do Sol, a Porta de Alverca ou Porta Nascente junto da qual se observa a Cabeça do Mouro e a Porta da Traição com acesso ao Túnel que supostamente liga ao Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.




 Castelo Rodrigo merece uma visita pelas suas glórias passadas, pela beleza e limpidez do lugar, pelo seu casario intra-muros, pelo seu pelourinho manuelino e ainda pela comovente imagem de Santiago Matamouros guardada na igreja do Reclamador.

Um local imperdível é a vista do miradouro da Serra da Marofa, onde se localiza uma réplica do Cristo-Rei. Deste ponto podemos contemplar uma esplêndida vista sobre a aldeia Castelo Rodrigo, bem como sobre a fantástica região da Beira Alta.



Considero Castelo Rodrigo umas das aldeias históricas mais opulentas em vestígios históricos, transmitindo ao visitante parte das raízes plantadas nos caminhos, monumentos e entranhas da aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário