26 de abril de 2011

Lenda da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo



Esta lenda baseia-se em factos históricos e está relacionada com a expulsão dos Judeus pelos reis católicos de Espanha e com a vinda de muitos desses Judeus para Portugal no reinado de D. João II, que os acolheu e protegeu.

Um deles foi Zacuto, judeu muito rico, que tendo sido ele também expulso de Espanha, escolheu Castelo Rodrigo para viver. Viúvo e de poucas falas, era no entanto, exímio nos negócios. Pouco tempo depois de ter chegado aquelas paragens já era dono de muitas terras, comprara rebanhos e mandara construir uma casa magnífica. Mas se era sozinho porquê uma casa tão grande? - questionavam-se os seus vizinhos… Assim que a obra terminou, viram chegar varias carroças e com elas muitos homens e mulheres. Afinal Zacuto tinha parentes. No entanto todos os olhares se voltavam para uma única pessoa, Ofa, a sua lindíssima filha. E no dia em que pela primeira vez saiu à rua foi um alvoroço. Uns cumprimentavam-na, outros saudavam-na das janelas e as crianças ofereciam-lhe flores e pequenos presentes. Toda a família ficou muito feliz, porque afinal Zacuto tinha acertado em cheio na escolha da aldeia em que viviam. O pior estava, no entanto, para vir, porque os rapazes da aldeia tentavam por todos os meios conseguir a atenção da linda rapariga. No entanto e porque pertenciam a religiões diferentes, os pais não viam com bons olhos aquelas tentativas de aproximação, afinal Ofa nunca poderia casar com um cristão… E a fama da linda judia chegou longe e chegou aos ouvidos do fidalgo das Cinco Vilas, um rapaz da região, conhecido pela sua ousadia e pela imensa fortuna de seus pais.

“Hei-de jantar com ela ainda antes do Inverno!”- apostou com os amigos!

E lá foi arquitectando o seu plano até que se aproximou do judeu e lhe propôs um negócio, que muito agradou a Zacuto. Mas não satisfeito com isso, decidiu ir mais longe e contratou uns homens que fariam um assalto ao judeu e do qual o fidalgo o salvaria. Tudo acertado com os homens passou à acção. O plano resultou em cheio e Zacuto, muito agradecido, convida o Fidalgo para sua casa. Aposta ganha! O que fidalgo não esperava era que se apaixonaria à primeira vista por Ofa, e ela por ele. E passaram a encontrar-se as escondidas pois as famílias nunca aceitariam aquele casamento. Quando no povo viam o Fidalgo sair sem dizer para onde ia, murmuravam entre si: “ Lá vai ele amar Ofa”

O romance acabou por ter um final feliz porque segundo a tradição todos os judeus que vivessem em Portugal eram obrigados a aceitar o Cristianismo se não queriam ser expulsos. Assim desapareceu o obstáculo da religião e como ambas as famílias eram muito ricas o casamento realizou-se no Mosteiro de Santa Maria Aguiar e os festejos duraram 3 dias e 3 noites. Nos brindes aos noivos, o povo ia gritando : “Marofa, Marofa…” e assim, símbolo de alegria, surgiu o nome da Serra de Castelo Rodrigo : Serra da Marofa.

Retirada do site: http://www.casasdocruzeiro.com/AldeiasHist%C3%B3ricas/LendadaAldeiaHist%C3%B3ricadeCasteloRodrigo.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário