2 de abril de 2011

Apúlia


Apúlia é uma antiga e tradicional vila piscatória do Norte de Portugal, que se situa no litoral do distrito de Braga. É uma vila que tem uma praia bastante visitada por pessoas de várias regiões do país. Os habitantes dedicam-se à pesca e à apanha do sargaço (chamados de sargaceiros).

À entrada desta localidade poderá observar-se algumas casas típicas de construção circular, já centenárias, e que serviam em outros tempos para guardar os aprestos utilizados na apanha do sargaço pelos lavradores/pescadores de Rio Tinto e Fonte Boa.

A Praia da Apúlia encontra-se inserida na Área da Paisagem Protegida do Litoral de Esposende. Desde logo, este é certamente um local que encanta pela sua beleza natural.
A praia possui um extenso areal e passadiços de madeira que levam os banhistas até à areia.



A sua riqueza em iodo, a recolha e seca de algas marinhas e a grandeza dos areais, transformavam Apúlia numa das praias mais apetecíveis do litoral Norte do País.
Este é um local aprazível em dias de Verão, com uma paisagem dunar e de vegetação natural que envolve toda a Apúlia.
Nas dunas encontramos vários moinhos de vento que reflectem uma paisagem apaziguadora, que nos transmitem tranquilidade e paz interior.
Entre os moinhos podemos encontrar bancos de madeira, que nos dão a oportunidade de apreciar a vista e de encontrarmos o nosso íntimo na profundidade do sossego, que nos proporciona a paisagem. Este foi o momento em que respirei fundo e senti a brisa do vento envolvida na humidade do mar a tocar-me no rosto.






Desde sempre que os habitantes da vila aproveitaram o facto de esta costa ser constantemente fustigada por ventos vindos do oceano e construíram estes belos Moinhos de Vento que, apesar de já não moerem o cereal, são património cultural.



No que se refere ao património religioso podemos encontrar na Apúlia, a sua igreja Matriz, com um imponente altar e quatro capelas distribuídas pela freguesia - Nossa Senhora do Amparo, S. Bento, Nossa Senhora da Caridade e Nossa Senhora da Guia.

Apúlia é uma vila com história e existem monumentos que provam este facto, como por exemplo, o cruzeiro dos mouros ou chamada “forca” situada em Parede e o brasão dos Saraiva situado em Criaz.

Uma das curiosidades naturais de Apúlia é a sua lagoa. Povoada de juncos e “palha da lagoa”, esta é, ainda hoje, aproveitada para o fabrico artesanal de caldeirões, tapetes, capachos e coberturas de cabanas.

Embora este fabrico artesanal seja muito apreciado, aquele que desperta mais interesse são os trajes tradicionais, designados por branquetas de Apúlia. Este artesanato, com origem na zona do Minho, é um original traje de trabalho em burel branco usado pelos sargaceiros de Apúlia para a tradicional apanha do sargaço. É feito num tecido manual de lã forte, quente e de grande eficácia isoladora. Por vezes é comparado aos antigos trajes romanos. A fabricação do burel é sujeita a uma operação muito específica chamada “pisoagem”, na qual utilizam um aparelho hidráulico, chamado pisão.

A gastronomia local incide no peixe, na lampreia, nos rojões entre outras iguarias.

O restaurante Camelo é um marco da gastronomia na vila de Apúlia. Situado na Rua do Facho e com vista para o mar da Apúlia, este tem um tipo de restauração estritamente regional.

Apúlia é um local que só pelos seus recursos atrai os amantes das belas paisagens e a atracção principal da vila são as suas límpidas praias.

Sem comentários:

Enviar um comentário